Polícia

Agentes penitenciários suspendem greve e afirmam que vão recorrer da decisão de ilegalidade

O sindicato dos agentes afirmou que vai realizar fiscalizações nas unidades prisionais com o objetivo de garantir a segurança dos inspetores e dos presos

As fiscalizações vão acontecer nos presídis do Estado Foto: Divulgação

Os agentes penitenciários do Espírito Santo, após uma assembleia realizada pelo sindicato, decidiram suspender a greve. Mesmo com a suspensão, eles afirmam que vão recorrer da decisão da Justiça que decretou ilegalidade da greve antes dela começar. 

Com o fim da greve, o Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário do Espírito Santo (Sindaspes) disse que vai realizar fiscalizações nas unidades prisionais com o objetivo de garantir a segurança dos inspetores e dos presos. Segundo eles, essa fiscalização também pode ser chamada de "Operação Padrão". 

Ainda de acordo com o sindicato, nada fora da lei ou irregular será permitido nas unidades e nas escoltas. Eles destacaram que não vão aceitar a liberação de presos em número excessivo para o banho de sol; sair com escolta com número elevado de presos; inspetores sem a devida habilitação e curso com as normas do Contran dirigir viaturas de escoltas e a liberação de viaturas que não tiverem condições físicas de rodar ou que não tiverem com a documentação em dia.

Eles também prometeram realizar fiscalização surpresa e vai definir ainda qual cadeia será a primeira a receber essa fiscalização.

A determinação da Justiça foi divulgada na última quarta-feira (25). Segundo a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), foi determinada a imediata suspensão do movimento grevista. Dessa forma, a decisão proíbe a paralisação total ou parcial das atividades da categoria.

Na decisão, a desembargadora Janete Vargas Simões fixou também multa diária ao Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário do Espírito Santo (Sindaspes), no valor de R$ 20 mil, em caso de descumprimento da decisão judicial.

A desembargadora acrescenta na ação declaratória de ilegalidade de greve que a categoria deliberou em assembleia geral pelo movimento grevista "sem encerrar o diálogo institucional, optando pela extrema postura sem a observância dos requisitos legais. Ela informou ainda que todas as atividades desempenhadas pela categoria são essenciais para garantir a ordem pública e a paz social".

Pontos moeda