Polícia

Blogueiro é morto a facadas na capital de Bangladesh

Redação Folha Vitória

Daca, Bangladesh - Um blogueiro de Bangladesh foi morto a facadas nesta segunda-feira por três homens na capital do país. Dois dos homens que mataram Washiqur Rahman Babu, de 26 anos, foram capturados nas proximidades da cena do crime, informou a polícia.

O ataque aconteceu um mês após o assassinato de outro blogueiro bengali-americano, que criticava o extremismo religioso.

Babu foi declarado morto pouco depois do ataque, num hospital da região de Tejgaon, em Daca, informou o policial Biplob Kumar Sarker. Dois suspeitos, ambos estudantes de escolas islâmicas, foram capturados e três cutelos foram recuperados, disse Sarker. O terceiro suspeito fugiu.

Um dos suspeitos disse aos jornalistas que atacou Babu porque ele havia desrespeitado o profeta Maomé. "Eu o esfaqueei porque ele humilhou meu profeta", declarou Jikrullah, estudante de 20 anos da madrassa de Hathajari, localizada no distrito de Chittagong, sem dar mais detalhes. Jikrullah disse que viajou de Chittagong e passou a noite na mesquita para atacar Badu.

O outro suspeito detido, Ariful Islam, também de 20 anos, é estudante de uma escola islâmica na área de Mirpur, em Daca. Eles informaram o nome do terceiro suspeito, mas os detalhes não estavam disponíveis para a imprensa.

Não estava claro que tipo de blog Badu tinha, mas os suspeitos disseram à polícia que seus textos eram anti-islâmicos.

Dois primos de Badu disseram aos jornalistas que estavam no Hospital da Faculdade de Medicina de Daca, onde o corpo do blogueiro está, que ele havia começado a trabalhar numa agência de viagens da capital, após ter terminado seus estudos, e que não sabiam que ele tinha um blog.

Meios de comunicação locais informaram que Badu tinha uma página no Facebook e seguia a página "I am Avijit", o que significa que apreciava o trabalho de Avijit Roy, blogueiro bengali-americano que foi morto a facadas no mês passado.

Roy, cidadão norte-americano nascido em Bangladesh, morreu após ser atacado na Universidade de Daca quando estava saindo de uma feira de livros com sua mulher. Um grupo anteriormente desconhecido, o Ansar Bangla 7, assumiu a responsabilidade pelo ataque. Detetives detiveram um suspeito no caso e o FBI ajuda na investigação. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda