Polícia

Parentes visitam australianos no corredor da morte na Indonésia

Os dois homens tiveram recentemente negados os pedidos de clemência presidencial, que são normalmente a última alternativa para evitar a execução

Parentes de dois australianos condenados por tráfico de droga, que se encontram no corredor da morte na Indonésia, vão visitá-los nesta segunda-feira (9) pela primeira vez na ilha onde serão executados em breve.

Myuran Sukumaran e Andrew Chan, no corredor da morte desde 2006, condenados como integrantes do chamado Grupo dos Nove, que se dedicava ao tráfico de heroína da ilha de Bali para a Austrália, devem ser executados dentro de pouco tempo pelo pelotão de fuzilamento.

Eles tiveram recentemente negados os pedidos de clemência presidencial, que são normalmente a última alternativa para evitar a execução.

Os dois homens, na faixa dos 30 anos, foram transferidos na semana passada da prisão em Bali para a ilha de Nusakambangan.

A Austrália faz uma campanha diplomática para tentar impedir as execuções.

O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, fez um novo apelo nesta segunda-feira. “É óbvio que respeitamos a soberania e o sistema [judiciário] da Indonésia, (…), mas consideramos justo e apropriado que o país olhe para os seus interesses a longo prazo e para os seus valores”.

Os parentes dos dois cidadãos australianos chegaram esta manhã, a Cilacap, a cidade portuária de Java que representa a porta de entrada para Nusakambangan. Acompanhados por representantes consulares, eles devem passar várias horas na ilha antes de regressar à cidade.

Pontos moeda