Polícia

Tragédia nos Alpes: Copiloto provocou a queda do avião que matou 150 pessoas

O copiloto se recusou a abrir a porta da cabine e acelerou o avião durante a queda aparentemente numa tentativa de destruir deliberadamente a aeronave

Investigadores devem se concentrar nos motivos que levaram o copiloto Andreas Lubitz a derrubar o avião Foto: Reprodução Facebook

O procurador de Marselha, Brice Robin, — que está investigando a queda do Airbus A320 da Germanwings nos Alpes franceses— afirmou nesta quinta-feira (26) que o copiloto, identificado como sendo Andreas Lubitz, de 28 anos, se recusou a abrir a porta da cabine e acelerou o avião durante a queda aparentemente numa tentativa de destruir deliberadamente a aeronave. O acidente casou a morte de 150 pessoas de diferente nacionalidades. 

As gravações mostram que durante todo o período que o copiloto estava na cabine não houve qualquer barulho além da respiração dele. De acordo com o promotor, a ausência de qualquer barulho na cabine pode ser um sinal de que o copiloto estava consciente e não teve qualquer anormalidade gerada por doença ou mal súbito ao longo da queda

"O controle de descida foi acionado deliberadamente", declarou Brice Robin. O promotor evitou confirmar a teoria de que o copiloto se suicidou.

Restos dos primeiros corpos resgatados já estão sendo identificados

De acordo com os investigadores, Andrea Lubitz teria impedido a entrada do comandante na cabine e mergulhou a aeronave com a intenção de "destruir o avião" por razões ainda desconhecidas. 

Brice Robin declarou que deverá seguir a investigação baseado na possibilidade do copiloto ter por vontade própria derrubado o avião.

Além disso, o promotor afirmou que em nenhum momento foi emitido um pedido de emergência do comando do avião.

O copiloto que supostamente derrubou de forma voluntária o avião Airbus A320 da Germanwings era de nacionalidade alemã.

Durante a coletiva de imprensa, o procurador francês afirmou que não há indícios de que o ato do copiloto foi uma ação terrorista. 

Com informações do R7

Pontos moeda