Polícia

Vídeo mostra suposto detento de Xuri falando sobre plano de fuga de presos perigosos

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado, os detentos estão se aproveitando da fragilidade do sistema prisional capixaba para agir

No vídeo, o suposto detento do Complexo do Xuri fala com um agente sobre um plano de fuga Foto: Reprodução

Um vídeo divulgado pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Espírito Santo (Sindaspes) mostra a fragilidade do sistema prisional de Xuri, em Vila Velha. As imagens mostram os presos tramando uma fuga em massa e ainda dizendo quais são os pontos vulneráveis da unidade.

O vídeo mostra uma conversa entre um suposto detento do complexo de Xuri com um agente penitenciário da unidade. Nele, o homem fala de um suposto plano arquitetado por presos de alta periculosidade, que envolveria a participação de quatro menores.

Em um dos trechos, o preso afirma que os agentes "não olham no rosto" dos detentos na hora de fazer a contagem e que, por conta disso, um detento poderia se passar por um fugitivo, evitando que os agentes percebessem sua ausência.

Em outra parte do vídeo, o detento deixa escapar que os presos sabem que as torres estão desativadas e se aproveitariam da situação para invadir o complexo.

O vice-presidente do Sindaspes, Dênis Mascarenhas, diz que o sistema prisional capixaba está superlotado e, diante disso, os presos estão se aproveitando da fragilidade para agir.

"Não são todos, mas em alguns presídios chega a ter uma pessoa armada trabalhando à noite. Então após o secretário baixar essa portaria proibindo os agentes que fizeram o concurso de 2012 de trabalhar na escala, ele passou a fragilizar todo o sistema capixaba. Falta de aviso não é", alertou.

Na última sexta feira (27), sete presos fugiram da Penitenciária Agrícola de Viana, após serrarem uma grade. A fuga foi constatada durante a contagem dos detentos.

O outro lado

Segundo o sindicato, alguns presídios capixabas estão superlotados e possuem fragilidade na segurança Foto: TV Vitória

O secretário de estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, disse que teve conhecimento do vídeo, mas pondera que, apesar de o suposto detento que aparece no vídeo trajar um uniforme azul, utilizados pelos presos no Estado, o uniforme não possui a inscrição "Sejus" na altura do peito. Por conta disso, ele disse não ter certeza de que se trata de um vídeo feito em um presídio capixaba.

Sobre o posicionamento do Sindaspes, Ricas afirmou que não concorda com a afirmação de que o sistema prisional capixaba está superlotado. Segundo ele, a situação no Estado está dentro dos parâmetros recomendados.

"Hoje temos 35 unidades prisionais no Espírito Santo e uma população carcerária de 17 mil presos. Nós temos hoje 3.327 inspetores penitenciários, sejam eles efetivos ou nomeados por designação temporária. Isso dá uma média de um agente para cada 5,1 presos. E essa é justamente a recomendação que o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária recomenda", destacou.

O secretário salientou ainda que o Estado está trabalhando para reduzir os déficits de vagas apresentados em algumas unidades prisionais.

"Nós temos um déficit que gira em torno de 3 mil vagas, mas é um déficit que é dissolvido em 35 unidades prisionais. Alguma unidades estão com déficit um pouco maior que as outras, mas a gente tem trabalhado para diminuir esse déficit", ressaltou.

Pontos moeda