Polícia

Alvos de bandidos, cemitérios da Grande Vitória investem em segurança e reduzem crimes

Além de investirem em dispositivos de segurança, alguns já não contam mais com objetos que costumam chamar a atenção dos criminosos, como imagens e crucifixos feitos de bronze

Após a proteção colocada no alto do muro do cemitério de Santo Antônio, em Vitória, mais nenhuma ocorrência de furto foi registrada no local Foto: Everton Nunes

Alvos fáceis de furtos praticados por criminosos até bem pouco tempo, cemitérios públicos da Grande Vitória têm se preparado para dificultar a ação dos bandidos e conseguiram reduzir significativamente o número de crimes ocorridos em suas dependências. Além de investirem em dispositivos de segurança, alguns já não contam mais com objetos que costumam chamar a atenção dos criminosos, como imagens e crucifixos feitos de bronze.

No cemitério de Santo Antônio, em Vitória, uma cerca do tipo concertina - semelhante a arame farpado - foi instalada por servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, em novembro do ano passado, na parte de cima do muro que envolve o local. De acordo com a Prefeitura de Vitória, a medida foi tomada após o registro de dez boletins de ocorrência, por conta de furtos cometidos no cemitério durante os anos de 2013 e 2014.

Ainda de acordo com a prefeitura, o último boletim foi registrado no dia 14 de novembro. Desde que a cerca foi instalada, não houve mais registro de furtos no cemitério, que conta também com dois seguranças durante o dia e dois à noite. 

As principais peças furtadas eram imagens, cruzes e molduras, normalmente feitos de bronze. Por possuir valor comercial, esses objetos, quando furtados, normalmente são trocados, em pontos do tráfico de drogas, por entorpecentes.

Cientes dessa situação, familiares de pessoas enterradas no cemitério de Santa Inês, em Vila Velha, já não decoram as sepulturas de seus entes queridos há muitos anos com objetos valiosos, justamente para que elas não sejam alvos dos bandidos. Segundo a Prefeitura de Vila Velha, responsável pela administração do cemitério, desde então não são mais registrados furtos no local.

No entanto, a prefeitura admite que ainda é comum a ação de vândalos no cemitério, que costumam quebrar sepulturas, arrancar crucifixos, entre outros atos. Até mesmo o muro do cemitério já foi quebrado, provavelmente por bandidos em rota de fuga. 

E esses atos de vandalismo acabam gerando despesas extras à prefeitura, que precisa reparar os estragos. Segundo a administração municipal, a segurança no local foi reforçada durante o dia, com a contratação de vigilantes. No entanto, a ação não ocorre 24 horas por dia. Com isso, o local fica vulnerável durante a madrugada e sua segurança depende do patrulhamento policial que é feito no local.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), os registros de ocorrências em cemitérios são feitos em qualquer delegacia e não são separados dos demais registros. Portanto, segundo a secretaria, não há uma estatística específica com relação a crimes ocorridos em cemitérios.

Pontos moeda