Polícia

Estudantes norte-americanos visitam unidades penitenciárias do Estado

Os alunos conheceram as rotinas administrativa e técnica das unidades prisionais. Também acompanharam de perto a atuação da Defensoria Pública Estadual

O grupo é formado por 30 estudantes Foto: Divulgação/Governo

A Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC) e a Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II), em Viana, receberam na última terça-feira (26) a visita de alunos do curso de Direito da West Virginia University (EUA). O grupo, formado por 30 jovens, está em intercâmbio na Universidade Vila Velha (UVV) e permanecerá no Espírito Santo no período de 23 e 31 de maio.

Durante as visitas, os estudantes norte-americanos conheceram as rotinas administrativa e técnica das unidades prisionais. Também acompanharam de perto a atuação da Defensoria Pública Estadual na prestação de assistência jurídica gratuita às pessoas privadas de liberdade. 

Durante as visitas, eles foram acompanhados pela direção das unidades. Na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC), os intercambistas conheceram os setores administrativos das unidades, a biblioteca, as salas de aula, o alojamento materno-infantil, a enfermaria e o pátio de banho de sol.

“A visita contribuiu para o aprendizado dos alunos do programa de intercâmbio, já que conheceram uma nova realidade. Além da estrutura física, o grupo conheceu os programas de ressocialização desenvolvidos nesta e em outras unidades prisionais do Estado”, ressaltou a diretora da PFC, Mara Lúcia de Paula.

Na Penitenciária de Segurança Máxima II, os visitantes conheceram os setores técnicos e administrativos, a biblioteca e o pátio onde é realizado o banho de sol dos detentos. “Os alunos norte-americanos acompanharam de perto a segurança, a rotina e a gestão da unidade prisional”, explicou o diretor da PSMA II, Bruno Pompermayer Gusman. 

Pontos moeda