Polícia

Filha de diplomata que matou a esposa entra na Justiça para que pai seja julgado na Espanha

Juiz encarregado da denúncia pediu um relatório ao promotor sobre a competência da Audiência Nacional da Espanha para processar o crime, cometido em Vitória

Jesús Figón confessou ter assassinado a esposa em Vitória Foto: TV Vitória

A filha do diplomata espanhol Jesús Figón, que confessou ter assassinado sua mulher, a cabeleireira capixaba Rosemary Justino Lopes, em Jardim Camburi, Vitória, apresentou uma denúncia na Audiência Nacional da Espanha para que seu pai seja julgado por esse crime. As informações são de fontes da Justiça espanhola e foram publicadas no site Exame.com.

De acordo com a publicação, o juiz encarregado da denúncia, Eloy Velasco, pediu um relatório ao promotor sobre a competência desse tribunal para processar o crime cometido no Brasil.

O governo espanhol já anunciou a suspensão da imunidade diplomática de Figón. Com isso, o processo referente ao assassinato de Rosemary está sendo conduzido pela Justiça brasileira. No entanto, caso seja condenado, o comissário da embaixada espanhola terá de cumprir a pena em seu país de origem.

Segundo a matéria publicada no Exame, Figón, que atua como conselheiro de interior da embaixada, ia ser substituído de seu cargo e, de fato, já tinha sido convocada sua vaga, da mesma forma que a de outros responsáveis de segurança de delegações em outros países.

Rosemary, de 50 anos, e Figón, de 64, estavam juntos há 30 anos, quando se conheceram na Espanha. Eles tinham uma filha, a que agora apresentou a denúncia contra seu pai para que seja julgado em seu país.

O crime

O diplomata espanhol procurou a polícia no último dia 12, confessando ter assassinado a esposa no apartamento do casal, em Vitória. Na ocasião, ele alegou ter agido em legítima defesa, já que Rosemary estaria agressiva e teria feito uso excessivo de bebidas alcoólicas. Figón afirmou que a esposa era alcoólatra e tinha depressão.

O espanhol afirmou ainda que o crime aconteceu por volta das 6 horas do dia 12. No entanto, vizinhos relataram ter ouvido barulhos de dentro do apartamento do casal por volta das 23 horas do dia anterior. Testemunhas disseram ter visto o casal em uma boate de striptease na capital capixaba por volta das 4 horas. As investigações estão sendo conduzidas pelo titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM), Adroaldo Lopes.

Pontos moeda