Polícia

Rebelião na Bahia deixa sete mortos e parentes de presos são feitos reféns

Redação Folha Vitória

Salvador - Uma rebelião iniciada na tarde deste domingo, 24, no Conjunto Penal de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, a 110 quilômetros de Salvador, deixa, segundo dados preliminares, sete detentos mortos e cinco feridos. Os amotinados ainda estariam fazendo reféns cerca de 70 parentes de presos, entre eles crianças.

Integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, do Comando da Polícia Militar na região e da direção do presídio conduzem as negociações.

Segundo informações da direção do complexo, o motim teve início por volta das 14h30 do domingo, durante o período de visitas aos presos, e teria sido deflagrado por uma briga entre detentos pertencentes a duas quadrilhas rivais.

A rebelião se concentra no Pavilhão 10 do conjunto, que tem capacidade para 152 presos, mas abriga mais do que o dobro, 336. Todo o complexo abriga 1.467 detentos, apesar de a capacidade ser de 644.

Os amotinados ainda tentaram invadir outro pavilhão durante a confusão, mas foram impedidos por agentes penitenciários.

De acordo com a Polícia Militar, já foram apreendidos com os presos dois revólveres e uma pistola, mas, como a corporação ainda não teve acesso ao pavilhão onde ocorre a rebelião, não é possível saber se há mais armas com os presos - ou se foram feitas mais vítimas.

Pontos moeda