Polícia

Três suspeitos de matar dono de bingo na Enseada do Suá são presos

De acordo com o delegado Paulo Amaral, Kleanderson, de 30 anos, foi quem atirou. Ramiro Luiz, de 29 anos, pilotava a moto e Marllon Alexandre Gaúdio, de 20, é o proprietário da motocicleta

Os suspeitos foram presos na última sexta-feira (29) Foto: TV Vitória

Três suspeitos de participaram da morte do empresário Vladimir Coelho Mendonça, de 53 anos, assassinado a tiros na noite da última quarta-feira (27), na Enseada do Suá, em Vitória, foram presos. 

De acordo com o delegado Paulo Amaral, Kleanderson Nilson da Silva, de 30 anos, foi quem atirou. Ramiro Luiz Nunes Suzano, de 29 anos, pilotava a moto e Marllon Alexandre Gaúdio, de 20, é o proprietário da motocicleta e disse que apenas emprestou o veículo para Ramiro.

Imagens de câmeras de segurança da região e depoimento de testemunhas foram o ponto chave para a identificação do trio. Ainda segundo o delegado, todos sabiam o que iria acontecer. A moto foi encontrada no dia seguinte ao assassinato em uma rua próxima ao local do crime.

Marllon passou para a polícia que Ramiro trabalhava em uma empresa de refrigeração. Os policiais da Divisão de Homicídios prenderam o suspeito em Santa Maria de Jetibá, na região serrana do Estado, onde ele prestava serviço para uma empresa. Já retornando para capital, Ramiro contou para o delegado que o autor dos tiros também estava em Santa Maria. Os policiais retornaram e detiveram Kleanderson.

Segundo o delegado todo o crime foi planejado. Kleanderson e Ramiro monitoraram toda a rotina do empresário que tinha o costume de estacionar o carro no Centro de Vitória. No dia do crime, segundo o delegado, a intenção dos criminosos era matar Vladimir no estacionamento, mas ele foi embora minutos antes do habitual. Os criminosos subiram na moto e foram atrás do carro. 

O autor dos disparos tem passagem por roubo, homicídio e porte ilegal de arma de fogo. Ramiro não tinha passagem pela justiça, mas nas redes sociais gostava de luxo e riqueza. De acordo com a polícia, Marllon receberia mil reais por ter emprestado a moto, Ramiro R$ 2 mil reais por ter pilotado. Em depoimento, Kleanderson preferiu manter o silêncio e não disse quanto iria receber para matar Vladimir. Ainda segundo o delegado, as investigações continuam para que o mandante do crime seja identificado. A principal linha de investigação é que o assassinato esteja ligado aos jogos de azar.

O crime

A polícia encontrou a moto utilizada no assassinato do empresário Vladimir Coelho Mendonça, de 53 anos, morto a tiros na noite de quarta-feira (27), na Enseada do Suá, em Vitória, no acesso à Terceira Ponte. O veículo foi localizado por policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar, na manhã da última quinta-feira (28), no Morro de Santa Helena, também na capital.

A região onde a moto foi encontrada fica próxima do local do crime. Moradores viram o veículo e perceberam que suas características batiam com as da moto usada no crime. A PM foi acionada e constatou que o veículo tinha restrição de furto e roubo. A moto foi levada para a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV).

De acordo com o titular da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Vitória, delegado Paulo Expedicto Amaral, nenhum suspeito de participação no crime ainda foi detido. O delegado, por enquanto, prefere não se pronunciar sobre o caso para não atrapalhar as investigações.

Vítima estava dentro de uma caminhonete Hilux preta quando foi alvejada com pelo menos nove tiros Foto: Reprodução Facebook

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), as equipes da DCCV e da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estão nas ruas fazendo as diligências necessárias.

O crime

Vladimir foi morto a tiros na na Rua Clóvis Machado, próximo ao Palácio do Café, por volta das 19 horas de quarta-feira, hora de intenso fluxo de veículos na região. Ele estava dentro de uma caminhonete Hilux preta, que estava parada no congestionamento, a caminho da Terceira Ponte. 

Segundo testemunhas, dois criminosos passaram de moto ao lado do veículo e o carona efetuou os disparos. A perícia encontrou no chão 11 cápsulas de munição calibre 380. Pelo menos nove atingiram o empresário, que estava no banco do carona. O carro ficou com diversas marcas de tiro.

Vladimir já foi detido durante operação do Nuroc, que descobriu o bingo clandestino em 2013 Foto: TV Vitória

Na fuga, a dupla deixou cair uma caixa. O material foi isolado e levado pela polícia para análise. A rua, que da acesso à Terceira Ponte, ficou interditada por quase três horas, para os trabalhos da perícia.

A esposa de Vladimir, Giovana Alves Teixeira, de 43 anos, e o filho do casal, de 22, também foram atingidos. Eles foram levados para o hospital, mas já foram liberados. Eles estiveram no Departamento Médico Legal (DML) de Vitória na manhã desta quinta-feira, para liberar o corpo, que embarcou, na parte da tarde, para Porto Alegre, onde será sepultado.

Bingo

De acordo com a polícia, Vladimir era dono de um bingo que funciona no Centro de Vitória. Em 2013, ele foi preso durante uma operação do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas (Nuroc). Na casa de jogos clandestinos, a polícia apreendeu computadores e equipamentos de apostas. Clientes e quatro funcionários também foram detidos na época. 

A polícia informou ainda que Vladimir teria sido condenado, no ano passado, pelo crime de porte ilegal de arma e cumpria pena em regime semiaberto. Policiais da DHPP ainda vão investigar se o assassinato de Vladimir tem ligação com a casa de jogos.

Pontos moeda