Polícia

Vitória registra 180 novos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes

Mesmo com a queda do número, que foi de 406 em 2013, mobilizações e seminários serão feitos na capital para conscientizar a sociedade sobre o problema

Seminário vai discutir ações para garantir a proteção de crianças e adolescentes contra o abuso Foto: Divulgação/Prefeitura

Notificações das secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e Saúde (Semus) de Vitória revelaram que houve uma diminuição considerável nos números de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Em 2014 foram registrados 180 novos casos, sendo que em 2013 foram 406 e em 2012 foram 360.

Para conscientizar a sociedade acerca do problema e também incentivar as pessoas a denunciar esses casos, neste domingo (17) uma grande mobilização foi feita na praia de Camburi, perto do Clube dos Oficiais, das 8 às 12 horas. O Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes mobilizou a população para vestir camisa branca e participar do ato.

E com o objetivo de discutir programas e ações para mobilizar setores envolvidos em políticas de proteção aos menores que são vítimas de violência, acontecerá nesta segunda-feira (18) o III Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescente.

A data 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Ela foi escolhida após o trágico desaparecimento da menina capixaba Araceli Cabrera Sanches, em 1973, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta aos 8 anos de idade.

O evento, que acontecerá no auditório da Prefeitura de Vitória, das 8 às 17 horas, contará com a presença do coordenador geral de Proteção à Infância do Ministério do Turismo, Adelino Neto. Ele apresentará o programa que visa à proteção infantil no contexto do turismo.

Entre as linhas de ação, destacam-se encontros de mobilização nacional nos principais destinos turísticos do país e o apoio à qualificação profissional e à inserção de vítimas no mercado de trabalho. "Divulgaremos dados de denúncias de violência sexual no país contabilizados pela Secretaria de Direitos Humanos", disse Adelino Neto.

Na programação, estão previstas, ainda, mesa-redonda, palestras, apresentações artísticas e culturais, além de exposição de projetos que englobam a proteção das crianças. Estarão presentes também representantes da Promotoria da Infância e Juventude de Vitória, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, da 1ª Vara especializada da Infância e Juventude de Vitória.

No evento, serão distribuídos materiais como banners, adesivos e cartazes da campanha Proteja Brasil. A iniciativa estimula o uso do Disque 100, ferramenta de ajuda para denunciar, por meio de ligações gratuitas e anônimas, casos e suspeitas de qualquer violação ao direito dos menores.

Pontos moeda