Polícia

Melhor amigo do homem é inimigo dos traficantes da Grande Vitória

Durante a semana os policiais encontraram, com a ajuda dos animais, drogas escondidas na areia da Praia de Camburi e também no Forte São João

Os animais são treinados pela equipe para conseguir encontrar as drogas e também objetos Foto: TV Vitória

Nas últimas semanas, várias apreensões de drogas têm chamado a atenção dos capixabas. A maioria dessas apreensões são realizadas com a ajuda da Companhia de Operações com Cães do Batalhão de Missões Especiais (BME). E para falar das operações com os cães, o comandante do BME, tenente coronel Aguiar, esteve no ES no Ar, da TV Vitória/Rede Record.

O coronel explicou como os animais são treinados pela equipe para conseguir encontrar as drogas e também objetos procurados. “Até os 45 dias de vida o filhote não tem nenhum treinamento. A partir dos 45 dias até o sexto mês esse filhote passa a brincar com bolinhas e panos para testar o seu instinto de caça. A partir dos seis meses, esse filhote é treinado em áreas externas acompanhado de outros cães”, contou. 

Na Praia de Camburi, todo o material foi encontrado pelo cão Eudes Foto: TV Vitória

Ainda segundo o comandante, a partir dos 12 meses de vida o cão passa a treinar sozinho até efetuar operações. “O treinamento é baseado em brincadeiras. O cão associa o odor do seu brinquedo ao odor da substância ilícita ou o objeto procurado, no caso de armas”, destacou. 

O cão Eudes também esteve no ES no Ar e fez uma demonstração de como eles encontram as drogas. 

Apreensões 

Uma das apreensões de droga que chamou a atenção durante a semana foi na Praia de Camburi, em Vitória. Ao todo, foram encontrados 181 pinos de cocaína, 164 buchas de maconha, além de 158 pedras de crack. As drogas foram embaladas e escondidas dentro de sacolas, depois enterradas na areia da praia. Todo o material foi encontrado com a ajuda do cão Eudes

Já na última segunda-feira (22), uma tonelada de maconha foi apreendida. De acordo com major Anechini, do Batalhão de Missões Especiais (BME), essa é considerada a maior apreensão de maconha feita pela Policia Militar do Espírito Santo. Os policiais tiveram dificuldade para carregar o material, que encheu quatro viaturas.

E no último dia 24, os policiais encontraram quase 10 quilos de maconha enterrada em uma mata, no bairro Forte São João, em Vitória. O local onde a droga foi encontrada já é conhecido pelo intenso tráfico de entorpecentes.

 

Pontos moeda