Polícia

Cinco suspeitos de arrombar delegacias são detidos na Grande Vitória

Apenas dois confessaram o crime. Uma das linhas de investigação aponta para a possibilidade de envolvimento de policiais nessa série de arrombamentos

A delegacia foi alvo dos criminosos na última segunda-feira (8) Foto: Patrícia Battestin

Três menores e dois adultos foram presos acusados de participação nos arrombamentos e furtos das delegacias da Grande Vitória. De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia, em entrevista ao ES no Ar da TV Vitória/Rede Record, na manhã desta quarta-feira (10), os detidos estão diretamente envolvidos nos crimes, mas apenas dois confessaram.

“Com eles recuperamos os coletes, algemas e muita munição que tinha sido levada. Mas agora o foco é a recuperação dessas armas, e algumas delas já foram colocadas à venda por indivíduos que fizeram a receptação”, afirmou o secretário.

Ao se pronunciar na última terça-feira (9), Garcia disse que nenhum dos crimes ficará impune. “É um vexame que a gente tem passado, para ser bem sincero, com relação a tudo que tem acontecido nessa sequência infeliz de subtração de armas no nosso Estado. Não tem outra palavra para classificar uma situação como essa”, relatou.

O secretário também informou que uma das linhas de investigação aponta para a possibilidade de envolvimento de policiais nessa série de arrombamentos. “Acredito que estão querendo atingir a administração da polícia. Essa é uma das hipóteses que nós estamos levantando. Se forem policiais, vão ser responsabilizados, as armas vão ser recuperadas e eles vão ser presos. Quem está achando que vai fazer isso impunemente, seja bandido comum ou bandido pior, que é o policial, vai receber com força a nossa reação”, destacou.

Na Delegacia da Mulher os bandidos entraram pela janela Foto: TV Vitória

Os arrombamentos

Pela segunda vez, em menos de 10 dias, a Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher (Deam) de Vitória foi alvo dos criminosos. O local foi arrombado na madrugada desta terça-feira (9). 

Na última segunda-feira (8) o alvo dos criminosos foi a Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA) de Vitória.

Na madrugada do dia 31 de maio uma sala do 6º Batalhão da Polícia Militar, na Serra, foi arrombada e, segundo informações extraoficiais, uma grande quantidade de armas foi levada. 

Retaliação

Após os casos de arrombamento, o superintendente de polícia especializada da Polícia Civil, delegado José Arruda, acredita que os crimes estejam ocorrendo como forma de retaliação. Isso porque, de acordo com ele, nos últimos anos as polícias Civil e Militar retiraram muitas armas das mãos dos criminosos. 

No Batalhão da PM uma porta foi arrombada com uma marreta Foto: TV Vitória

Força tarefa

Cerca de 70 policiais civis participaram de uma megaoperação em dois morros de Vitória, na tarde da última segunda-feira (08), para tentar recuperar as armas furtadas de três delegacias da Grande Vitória, nos últimos dias. A operação teve início por volta das 13 horas e durou até o final da tarde. O helicóptero da polícia foi usado para auxiliar nas buscas.

Pontos moeda