Polícia

Criminosos estariam arrombando delegacias por retaliação, diz superintendente da polícia

Na madrugada desta segunda-feira (8) a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), foi arrombada. Até a grade do cartório foi cerrada

A delegacia amanheceu fechada Foto: Patrícia Battestin

Após duas delegacias da Polícia Civil e um Batalhão da Polícia Militar serem arrombados, o superintendente de polícia especializada da Polícia Civil, delegado José Arruda, acredita que os casos estejam ocorrendo como forma de retaliação. Isso porque, de acordo com ele, nos últimos anos as polícias Civil e Militar retiraram muitas armas das mãos dos criminosos.

O último caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira (8). Quando os policiais chegaram à Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), em Vitória, encontraram o local arrombado e revirado. Até a grade do cartório foi cerrada

“Nós já estamos apurando a autoria desse fato pela Divisão Patrimonial da Polícia Civil juntamente com o nosso setor de inteligência. É possível que eles estejam praticando esse comportamento para se armarem novamente. É um comportamento ousado, nós não vamos aceitar, vamos retirar essas armas das mãos deles e vamos prendê-los. Acreditamos que em um espaço curto de tempo vamos dar uma resposta”, afirmou Arruda.

Ainda de acordo com o superintendente de polícia especializada, foi dada ordem na semana passada para que todas as armas sejam retiradas das delegacias. “Assim, nós esperamos o término da perícia para a gente saber se houve ou não houve o cumprimento dessa ordem”, destacou o delegado. 

Outros casos

Na madrugada do dia 31 de maio uma sala do 6º Batalhão da Polícia Militar, na Serra, foi arrombada e, segundo informações extraoficiais, uma grande quantidade de armas foi levada. Os criminosos teriam entrado no Batalhão após arrombarem a porta com uso de uma marreta.  

Já no dia 29 de maio, bandidos arrombaram a Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher (Deam), em Vitória. De acordo com policiais, os criminosos conseguiram levar uma arma e objetos pessoais de quem trabalha no local.

Em março de 2014, durante o carnaval, na mesma delegacia, um homem entrou no local pela janelae levou uma arma de fogo. Na época, policiais contaram que uma viatura da polícia foi incendiada.

Delegacias do interior também já foram invadidas. No município de Cachoeiro de Itapemirim, dois homens foram presos após arrombarem a Delegacia da Mulher. De acordo com a polícia, os criminosos procuravam objetos de valor, drogas e armas.

Pontos moeda