Polícia

Família é presa acusada de comandar tráfico de drogas em pelo menos cinco municípios capixabas

As investigações tiveram início em Marechal Floriano, no ano passado, quando um adolescente, filho da mulher apontada como mentora do esquema, foi detido por tráfico

Quadrilha foi presa durante uma operação na madrugada desta sexta Foto: TV Vitória

Uma família foi presa, nesta sexta-feira (12), acusada de participar de um esquema de distribuição de drogas em pelo menos cinco municípios de norte a sul do Espírito Santo. Ao todo, dez pessoas foram presas e uma menor apreendida. A polícia ainda apreendeu drogas e armas durante a operação, realizada durante a madrugada.

Segundo a polícia, a quadrilha era comandada por uma mulher, Flávia Mellos da Silva. Ela foi presa em casa, no bairro Industrial, em Cariacica, junto com o marido, Thiago Rodrigues Ramalhete, de 32 anos, conhecido como "Rato".

De lá, a polícia foi até a antiga casa dela, no bairro Arlindo Villaschi, em Viana, onde encontrou 12 tabletes de maconha, material para embalar a droga e R$ 3 mil em dinheiro. Parte do material seria revendido em Marechal Floriano, região serrana do Estado, onde as investigações começaram. 

Elas tiveram início em maio do ano passado, quando o filho de Flávia, ainda menor de idade, foi apreendido, junto com a namorada dele, com 79 pedras de crack. A partir de então, a polícia começou a ligar os pontos e descobriu não apenas que a droga pertencia à mãe dele, mas também desvendou um esquema de grande distribuição de entorpecentes de norte a sul do Estado.

"Geralmente você parte de uma investigação e acaba descobrindo coisas que surpreendem. Apreensão de menor é comum, mas a partir dessa a gente desmontou esse esquema de tráfico", ressaltou o delegado Geraldo Peçanha.

Durante as investigações, a polícia descobriu que, além do filho e do marido, a outra filha de Flávia e o genro dela também estão presos por tráfico de drogas. Flávia negou qualquer envolvimento com o tráfico de drogas. 

"Eu não tenho acesso nenhum àquela droga. Eu desreconheço aquela droga. Aquilo lá eles falam que é meu, mas não tem nada a ver comigo", garantiu.

Esquema 

De acordo com as investigações, a droga partia de Viana para pelo menos outros quatro municípios. Em Marechal Floriano, os responáveis pela distribuição eram Felipe da Paz Júnior, de 18 anos, filho de Flávia, a namorada dele, de 17 anos, e João Paulo da Silva Custódio, vulgo "Jamaica". Em Viana, Alexandro Forechi Martins era quem revendia o entorpecente.

A polícia também descobriu ramificação da quadrilha em Vila Velha, onde o tráfico era comandado por Raí Souza Silva e Alexsandro Júnior, depois que Thiago Jão foi preso, na semana passada, em Linhares, no norte do Estado. Com eles foi encontrado um revólver calibre 38, munição e mais droga.

"Laborificamos os autos e observamos que alguns são conhecidos nossos por passagens relacionadas a homicídio. Então nos apoiamos nesse sentido e efetuamos as prisões necessárias. Alguns ali têm homicídios confessos e outros ainda pendentes de investigação", disse o delegado Breno Andrade.

De acordo com a polícia, as investigações continuam e mais suspeitos podem ser detidos.

Pontos moeda