Polícia

Fazenda com criação de porcos irregular é alvo de fiscalização em Santa Leopoldina

A criação dos animais estava dentro da área de preservação permanente. Além disso, havia uma fossa, sem qualquer isolamento, onde os dejetos dos suínos eram despejados

A criação de porcos estava de forma irregular Foto: Divulgação/PMA

Após uma denúncia anônima, a Polícia Militar Ambiental (BPMA), em ação conjunta com agentes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), realizou vistoria em uma propriedade na localidade de Encruzo, em Santa Leopoldina, na última terça-feira (23), onde constataram a ampliação de um poço escavado e a criação de porcos de forma ilegal. 

Quando a polícia chegou ao local, verificou a reabertura de um poço escavado, a menos de 30 metros do córrego, degradando uma área de preservação permanente em 1.558 metros quadrados. No restante da propriedade foi constatada a criação de porcos dentro da área de preservação permanente e a construção de uma fossa, sem qualquer isolamento, onde os dejetos dos suínos eram despejados. 

O proprietário informou que as atividades haviam sido executadas sem qualquer tipo de licenciamento ambiental. Por se tratar de crimes ambientais, o boletim de ocorrência será encaminhado ao Ministério Público Estadual, juntamente com o relatório fotográfico do dano, para as medidas penais. 

Os agentes do IDAF fizeram a notificação do responsável para as medidas administrativas, que consiste em autuar a área mediante a aplicação de multa, o embargo do local da degradação e a obrigação de reparar o dano causado. O responsável poderá responder criminalmente, além de sofrer multa e ter a obrigação de reparar o dano.

Pontos moeda