Polícia

Número de mulheres presas bate recorde no Espírito Santo, diz Secretaria de Justiça

Segundo o secretário de Justiça, o Estado tem 1.117 detentas em suas penitenciárias. Número de mulheres presas nos cinco primeiros meses de 2015 aumentou 3,7%

Número de mulheres presas aumentou no ES Foto: Divulgação

O Espírito Santo nunca teve tantas mulheres presas em suas penitenciárias. Quem garante é o secretário estadual de Justiça, Eugenio Coutinho Ricas. Segundo ele, o Estado tem atualmente 1.117 detentas, o maior número já registrado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Ainda de acordo com Ricas, houve um aumento de 3,7% do número de mulheres que entraram no sistema penitenciário capixaba nos primeiros cinco meses de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a maio deste ano, 473 mulheres foram presas, contra 456 em 2014.

Segundo o secretário, é difícil apontar um fator que possa explicar esse aumento. "A população carcerária, de modo geral, tem crescido em todo o Brasil. Portanto é difícil dizer o que pode influenciar nesse aumento na questão de gênero. Talvez possa ser em razão de um maior número de policiais nas ruas ou de novas legislações. É uma série de fatores que influencia", explicou.

Atualmente o Espírito Santo conta com cinco presídios femininos: um Centro de Detenção Provisória (CDP) em Viana e as penitenciárias femininas de Cariacica, São Mateus, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. A Sejus, no entanto, não informou quantas presas há em cada unidade.

Pontos moeda