Polícia

Polícia apreende 20 pássaros silvestres sem registro em Cariacica

A PM Ambiental chegou até a casa onde os animais eram mantidos em cativeiro, no bairro Rio Marinho, após receber uma denúncia anônima. Responsável poderá ser multado

A PM Ambiental encontrou em Cariacica 20 pássaros silvestres mantidos em cativeiro sem permissão do Ibama Foto: Divulgação/PM

Vinte pássaros silvestres mantidos em cativeiro sem registro do Ibama foram apreendidos em Cariacica. A Polícia Militar Ambiental chegou até os animais na quarta-feira (24), após receber uma denúncia anônima.

Segundo a polícia, um homem de 67 anos mantinha em sua residência, no bairro Rio Marinho, 17 canários-da-terra, um coleiro, uma saíra e um sanhaço. Os animais estavam em gaiolas. Também foram apreendidos sete alçapões, que é uma armadilha utilizada para atrair e capturar pequenas aves.

De acordo com a PM Ambiental, o infrator deverá comparecer à Justiça, podendo ser responsabilizado criminalmente. Ele pode pagar multa de R$ 500 por pássaro de espécie não ameaçada de extinção, e R$ 5 mil por pássaro de espécie ameaçada. As multas serão aplicadas em dobro se a infração for praticada com a finalidade de comercializar as aves.

Os animais foram encaminhados ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, e ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), na Serra.

 

Pontos moeda