Polícia

Polícia recupera carros de luxo clonados e vendidos no Espírito Santo

Ao todo, foram recuperados dez veículos furtados ou roubados em estados do sudeste e revendidos no Espírito Santo. A maioria dos carros era de fora do Estado

Um dos carros recuperados pela polícia foi uma BMW branca, que estava na casa do suspeito Foto: TV Vitória

A polícia conseguiu recuperar dez veículos furtados ou roubados em estados do sudeste e revendidos no Espírito Santo. Todos os carros haviam sido clonados e a maioria era de fora do Estado. 

O acusado de comandar a quadrilha, Jonathan Lobato da Silva, de 32 anos, foi preso em casa, na última sexta-feira (19). No entanto, ele só foi apresentado nesta segunda-feira (22), na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV).

De acordo com as investigações da Polícia Civil, os carros eram clonados no Rio de Janeiro e trazidos para serem comercializados em solo capixaba. Segundo a polícia, Jonathan procurava seduzir as vítimas, dizendo que o carro estava com problema no financiamento, e oferecia um valor 30% abaixo do mercado para cometer o crime.

"Ele apresentava os veículos por meio de fotografia e pelo aplicativo WhatsApp. E por meio dessas imagens ele procurava pessoas que estivessem interessadas em comprar esses veículos com preços mais vantajosos, abaixo do mercado. A medida que a pessoa lhe pagava em dinheiro, ele seguia para o Rio de Janeiro, de avião, e trazia os veículos com restrição de furto e roubo, depois de serem adulterados e terem uma documentação falsa produzida", explicou o delegado Aldari dos Santos Pimentel, da DFRV, responsável pelas investigações.

Na garagem da casa dele, a polícia recuperou uma BMW branca, com placas de Juiz de Fora. Já na oficina, outro carro de luxo foi encontrado: um Ford Fusion azul-escuro, com placas de Itapemirim. Segundo a polícia, o valor total dos dez automóveis recuperados supera R$ 500 mil.

Jonathan Lobato da Silva foi apontado pela polícia como o chefe da organização criminosa Foto: Divulgação/PC

As investigações também trouxeram à tona os compradores. Um deles é William Almeida, de 27 anos. De acordo com a polícia, ele intermediava as vendas, conseguindo clientes para Jonathan. William foi detido, mas pagou fiança e foi liberado. 

Outros sete compradores também foram ouvidos pelo delegado. Dois deles se apresentaram de maneira espontânea e foram liberados. Outros cinco pagaram fiança de R$ 1 mil. 

A polícia procura agora outros 20 veículos que estariam circulando de maneira ilegal no Espírito Santo e espera que os proprietários se apresentem de maneira voluntária.

"Para que haja menor complicação para aquela pessoa que fez negócio com ela, a gente orienta que ela compareça à delegacia espontaneamente e apresente esses veículos", disse o delegado.

Outros veículos

No dia 20 de março, a polícia recuperou sete veículos roubados, que trafegavam nos bairros Feu Rosa e Vila Nova de Colares, na Serra. Na ocasião, foram detidos Thiago do Rosário de Oliveira e Carlos da Silva. Eles foram flagrados conduzindo dois desses veículos.

Todos os automóveis eram de fora do Estado. A suspeita é de que eles também tenham sido receptados e revendidos por Jonathan, que foi detido há 15 dias em uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas pagou fiança e foi liberado.

Pontos moeda