Polícia

Guardas de Vila Velha iniciam curso prático de tiro e poderão andar armados

Aulas serão ministradas pela Polícia Civil do Espírito Santo e acontecerão no 38º Batalhão de Infantaria, na Prainha. Previsão é de que agentes comecem a usar armas em setembro

Agentes da Guarda de Vila Velha devem começar a andar armados a partir de setembro, segundo a prefeitura Foto: Divulgação/Prefeitura

Agentes da Guarda Municipal de Vila Velha começarão, a partir desta quarta-feira (22), a participar das aulas práticas do curso de Defesa Social. O objetivo é que em breve as equipes possam trabalhar com armas de fogo nas ruas. As aulas, que serão ministradas pela Academia de Polícia da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), representam uma etapa preparatória, em que os guardas treinarão o manejo e a utilização das armas.

Ao todo, 105 agentes participarão do curso preparatório. Outros 76 servidores já possuem porte de arma e já trabalham nas ruas com pistolas calibre 380. De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, cada agente deverá realizar, ao longo do curso, 400 disparos.

As aulas serão realizadas no 38º Batalhão de Infantaria do Exército, na Prainha, em Vila Velha. De acordo com o prefeito Rodney Miranda, a previsão é de que esses servidores comecem a andar armados a partir do início de setembro.

"O curso deverá terminar no fim de agosto e será ministrado pela Polícia Civil, que foi quem preparou os 76 servidores que hoje têm porte de arma. É uma preparação que nivela os agentes da Guarda de Vila Velha com os agentes das melhores polícias brasileiras", destacou o prefeito. 

Ainda segundo Rodney Miranda, uma nova turma de 100 guardas municipais deverá iniciar o curso de formação em setembro. Atualmente, os novos servidores estão na fase de investigação social.

A previsão, segundo o prefeito, é de que esses novos agentes estejam nas ruas ainda este ano, em dezembro. "A ideia é que eles já atuem durante o verão. Com isso, até o final do ano teremos nas ruas quase 300 agentes", ressaltou.

Pontos moeda