Polícia

Mais de 40 motoristas são autuados por alterações em veículos no Espírito Santo

Segundo a PRF, que realizou as autuações no último domingo (05), esse tipo de modificação pode comprometer a segurança do veículo e, por isso, precisa de autorização

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os veículos estavam com o rebaixamento irregular Foto: Divulgação/PRF

Motoristas de mais de 40 veículos foram autuados neste domingo (5), em Venda Nova do Imigrante, na região serrana, por apresentarem alterações irregulares na suspensão dos automóveis. As autuações foram feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo a PRF, esse tipo de modificação pode comprometer a segurança do veículo. Por esse motivo, é obrigatória a inspeção por oficinas credenciadas pelo Inmetro e uma posterior autorização emitida pelo Departamento de Trânsito (Detran). 

A PRF lembra ainda que o Código de Trânsito Brasileiro prevê que nenhum proprietário poderá fazer modificações sem prévia autorização da autoridade competente. Além disso, a legislação diz ainda que "em caso de modificação de veículo será exigido, para licenciamento e registro, um certificado de segurança expedido por instituição técnica credenciada por órgão ou entidade de metrologia legal, conforme norma elaborada pelo Contran".

O documento exigido é o Certificado de Segurança Veicular (CSV), que atesta que as modificações atendem os requisitos básicos de segurança veicular. As informações do CSV deverão ser inseridas no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) pelo Detran.

Pontos moeda