Polícia

Presa em Cariacica dupla acusada de vender casas populares sem entrega de obras

Geisa Cristina Soares Silva e Odair José Jaretta foram autuados por estelionato. Segundo a polícia, eles vendiam os imóveis a preços baixos, para atrair clientes de baixa renda

Acusados foram presos na empresa que teriam usado para aplicar os golpes e levados para a delegacia Foto: TV Vitória

Uma dupla foi presa, nesta quarta-feira (22), acusada de vender lotes de terra e prometer casas que nunca eram entregues. O caso foi parar na polícia depois das reclamações de clientes na Justiça. Geisa Cristina Soares Silva e o sócio dela, Odair José Jaretta, foram presos dentro da empresa que eles teriam usado para praticar os golpes, em Jardim América, Cariacica.

De acordo com a polícia, os dois suspeitos vendiam terrenos em regiões de periferia, com preços e condições atrativos. Com isso, eles convenciam pessoas consideradas de baixo poder aquisitivo a entrar no negócio, oferecendo a realização do maior sonho deles: a aquisição da casa própria.

No entanto, dezenas de clientes procuraram a Justiça depois de fechar negócio com a dupla. De acordo com as investigações, Geisa e Odair ofereciam um lote e a construção de uma casa no local. Os clientes davam uma entrada, que custava entre R$ 5 mil e R$ 20 mil, mas os prazos de entrega nunca eram cumpridos. Com isso, os compradores se viam obrigados a abrir processos para reaver o dinheiro pago.

"Estavam se aproveitando [das vítimas], recebendo recursos que eles não pretendem devolver. Inclusive eles tiveram a audácia de, na audiência cível, tentar fazer um acordo com essas vítimas para que elas continuassem pagando essas parcelas, mesmo sabendo que eles nunca iriam entregar esses imóveis", salientou a delegada Rhayana Bremenkamp Coelho, responsável pelo caso. 

Após as denúncias, a Justiça bloqueou bens e contas bancárias da empresa "Visão Urbanismo e Empreendimentos" e dos dois sócios. No entanto, segundo a polícia, eles continuavam vendendo os lotes e não cumpriam os acordos de devolução de valores, firmados na Justiça.

O juiz do Terceiro Juizado Civel de Cariacica notou o golpe e encaminhou a denúncia à Delegacia de Jardim América. Depois de meses de investigação, a polícia concluiu que não se tratava de um simples desacordo comercial.

"A maioria dessas vítimas procurou a Justiça Cível, acreditando que se tratava apenas de um desacordo comercial. O que ocorre é que nós já verificamos que se trata de estelionato, é crime. Então elas deveriam procurar a Polícia Civil", orientou a delegada.

A equipe da TV Vitória/Record esteve na sede da empresa, mas não foi atendida. Na delegacia, Odair e Geisa preferiram cobrir o rosto e não dar declarações à imprensa. Eles foram autuados por estelionato. 

Quem reconhecer a dupla e tiver sido vítimas dos acusados, deve entrar em contato com o Disque-Denúncia, pelo número 181. Não é preciso se identificar.

Pontos moeda