Polícia

Suspeito de liderar grupo especializado em roubo de carga é preso com mais seis no ES

Ele foi encontrado durante uma operação da polícia na cidade de Ibatiba. Além do Espírito Santo, a organização também agia no Rio de Janeiro e em Minas Gerais

Segundo a polícia, Walter (de camisa azul) é apontado como líder da organização Foto: TV Vitória

O homem identificado como Walter Gonçalves Araújo, de 54 anos, foi preso na cidade de Ibatiba durante uma operação. Segundo a polícia, ele é o líder de uma organização criminosa especializada em roubo de carga, adulteração e receptação de veículos.

“Eu queria saber como eles conseguiram essas coisas para falar que tudo é meu. Eles pegaram isso na casa de quem? Eles colocam na mesa, tiram foto e falam que foi a gente. Eles precisam provar. Pegaram isso na minha casa? Eu tenho renda, não preciso disso”, disse o suspeito.

A operação que resultou na prisão de Walter levou mais seis pessoas para a cadeia. Entre elas, duas mulheres. Todos da mesma organização e com funções distintas. “O Walter estava aqui há 10 anos usando um nome falso. Ele se passava por uma pessoa de bem no município e dava a logística para o grupo atuar. Ele fornecia o sítio, fornecia veículos, bloqueador de sinais de rastreadores para a equipe atuar”, explicou o delegado Tarcísio Otoni.

A organização criminosa agia no Espírito Santo, Minas Gerais e norte do Rio de Janeiro. A operação que prendeu o grupo foi realizada na madrugada da última quinta-feira (16) e contou com a participação de 100 policiais, entre civis e militares. As investigações começaram há cinco meses, após o bando roubar uma carga de cigarro em Vila Velha.

“Alguns eram responsáveis por dar toda a logística, fornecer os locais onde as cargas e os veículos seriam escondidos, outras pessoas eram responsáveis por abordar os motoristas, outras por levantar locais. As investigações começaram após um roubo de cigarros em Vila Velha”, informou o delegado. 

Três integrantes da quadrilha continuam foragidos. Giovani Simão Custódio, de 30 anos, Matarazo Martins de Castro, de 23 anos, e Jonathant Gonçalves de Araújo, de 29 anos. Jonathant é filho de Walter. “Se meu filho tem envolvimento com esses problemas, eu não tenho”, afirmou o acusado.

Segundo o delegado responsável pelas prisões, os roubos de carga no Espírito Santo estão diminuindo. Em 2013 foram 83 casos, no ano passado 44, e com a prisão do grupo os números tendem a diminuir mais.

Pontos moeda