Polícia

Adolescente desaparecida diz que fugiu de casa em Vila Velha por medo de ameaça de traficante

Lyslaine de Almeida Soares, de 13 anos, foi localizada nesta terça dentro de um ônibus. Ela não foi vista por seis dias e disse que estava na casa de um amigo, na Serra

Lyslaine estava desaparecida há quase uma semana e alegou ter se escondido de rapaz que a ameaçou Foto: TV Vitória

A estudante Lyslaine de Almeida Soares, de 13 anos, foi localizada nesta terça-feira (04) dentro de um ônibus, no momento em que voltava para casa, em Vila Velha. Adolescente disse que passou todo esse período na casa de um amigo, na Serra. Ela alegou ter feito isso por medo das ameaças sofridas por um adolescente de 16 anos, detido na última sexta-feira (31).

De acordo com a polícia, a mãe do amigo que abrigou Lyslaine, ao perceber a repercussão que o desaparecimento da menina estava ganhando, falou para o filho que a jovem precisava voltar para casa, pois ele poderia se complicar caso a polícia descobrisse que ela estava lá. O bairro onde a adolescente ficou escondida não foi divulgado pela polícia para não atrapalhar as investigações.

"Ela alega que foi ameaçada por aquele menino de 16 anos, que era amigo da amiga dela e que estava dando cantada nela, uma coisa assim passional. E que ficou com medo e resolveu se esconder na casa desse amigo, na Serra, que é longe de Vila Velha", contou o chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado José Lopes, que acompanhou o caso.

A menina foi encontrada quando voltava para casa, no bairro Terra Vermelha. De acordo com o delegado, Lyslaine estava com a mesma roupa que usava no dia em que foi vista pela última vez. "Ela alega que foi bem tratada, que comeu. Mas o que eu vi é que ela estava usando a mesma roupa do dia em que ela saiu. Foram seis dias com a mesma roupa", ressaltou José Lopes.

Segundo o chefe da DHPP, testemunhas serão ouvidas nos próximos dias, para que a polícia consiga entender o que realmente aconteceu. O caso será investigado pela Polícia Civil, conforme o que for apurado.

José Lopes disse que testemunhas serão ouvidas para a polícia ter certeza de que a jovem disse a verdade Foto: TV Vitória

"A gente vai verificar se o que ela falou é verdade, localizar todas as pessoas envolvidas e ouvi-las. Em seguida, vamos encaminhar para a delegacia de direito, que vai fazer a investigação. A Delegacia de Pessoas Desaparecidas tem o cunho de localizar as pessoas. Agora, se ela sofreu algum abuso, isso vai ser com a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Conselho Tutelar e até mesmo com o Juizado da Infância e Juventude", explicou.

José Lopes destacou ainda que a maior parte das pessoas desaparecidas na Grande Vitória é jovem e muitos acabam se envolvendo com pessoas que conhecem pelas redes sociais. "Na Grande Vitória, 37% dos desaparecidos são meninos de 12 a 17 anos, que se apaixonam por um ser que não existe, geralmente em rede social. Todo mundo é bonitinho na rede social, todo mundo é gente boa. Mas o dia-a-dia é diferente", alertou.

O caso 

Lyslaine ficou desaparecida por quase uma semana. A adolescente saiu de casa na última quarta-feira (29), por volta das 10 horas, para almoçar na casa da mãe do namorado. No entanto, ela não chegou ao destino. 

O que deixou a família mais preocupada, nesse período, foi o fato de a jovem ter sido ameaçada alguns dias antes. A ameaça ficou registrada no bate-papo de uma rede social. O suspeito teria dito para a jovem tomar cuidado, pois ele ainda a encontraria na rua. 

A ameaça teria acontecido porque o jovem, que namora com uma amiga de Lyslaine, teria tentado conquistar a adolescente. Como ela não gostou do assédio, contou para a amiga. Isso também ficou registrado na rede social. 

A família de Lyslaine procurou a polícia e, na última sexta-feira (31), o autor da ameaça foi detido. Na casa dele, a polícia encontrou drogas que seriam comercializadas. Em depoimento, ele negou envolvimento no desaparecimento da jovem.

Pontos moeda