Polícia

Capacete salva a vida de policial baleado durante tiroteio com suspeitos de assalto em Cariacica

A dupla rendeu um motociclista, mas fugiu após a chegada da polícia. Criminosos usavam moto com placa adulterada e ainda se envolveram em um acidente antes de serem detidos

Tiro atingiu o capacete usado pelo policial e por pouco não atingiu a cabeça dele Foto: TV Vitória

Dois homens foram detidos, nesta segunda-feira (24), em Cariacica, após assaltarem um motociclista e trocarem tiros com a polícia. Durante o tiroteio, um policial foi atingido por um disparo de um dos criminosos. No entanto, a bala resvalou no capacete e, por pouco, não atingiu a cabeça do PM, que ficou ileso.

A confusão começou em Sotelândia, Cariacica, quando Bruno Batista da Silva, de 31 anos, e Bruno Bremenkamp, de 32, assaltaram um homem que estava em uma moto. Eles chegaram a tomar a chave da vítima, mas a abandonaram assim que viram os policiais.

"Eles pararam a moto em movimento ainda, mandaram eu descer e falaram que se eu tivesse alguma arma, iriam me dar um tiro. Mandaram eu pegar minha mochila e tirar a chave da moto. Eles levaram a chave, mas no caminho jogaram ela fora. Eles viram a polícia, que saiu em perseguição atrás deles", contou a vítima, que não quis se identificar.

Os dois assaltantes foram presos no bairro São Geraldo II, no mesmo município. A dupla usava uma moto, com a placa adulterada, para cometer os crimes. Uma fita preta era usada para fazer a alteração.

"Após a conclusão dessa ocorrência, o veículo foi recuperado e foi constatado que é uma placa quente (que possui registro no Detran). Porém eles fizeram o uso de uma fita isolante para mudar a numeração da placa, que não tem restrição de roubo e furto e provavelmente é de propriedade dos acusados", ressaltou o sargento Amaral, da Polícia Militar, que participou da ação.

Durante a fuga, os dois suspeitos bateram em um carro e fugiram correndo para lugares diferentes. Um deles foi preso pouco depois. Ates de ser detido, o outro ainda entrou na casa de uma mulher e a fez refém por cerca de 40 minutos.

"Ele falou que eu podia ficar calma, que ele estava armado, mas não iria fazer nada de mau comigo. Ele disse que só queria que eu o deixasse ficar na minha casa e não entregá-lo para a polícia. Ele me pediu uma camisa e um chinelo, enrolou a arma na camisa e jogou no chão. Depois ele desceu para a casa da minha filha e eu fui atrás. Mas a polícia agiu rapido, entrou no meu quintal e, quando ele viu que não tinha mais saída, se entregou", contou a vítima.

A dupla foi levada para a Delegacia Regional de Cariacica. Segundo a polícia, os dois já possuem diversas passagens pela Justiça. A arma utilizada no crime, um revólver calibre 32, também foi apreendida.

De acordo com a polícia, dois fatores foram fundamentais para que o tiro não atingisse o PM baleado. Um deles é que o policial estava com a viseira do capacete levantada. Com isso, a munição desviou e não atingiu a cabeça dele. O outro foi que o tiro da arma utilizada pelo criminoso, um revólver calibre 32, acaba perdendo a pressão quando o disparo é feito de uma distância longa.

Pontos moeda