Polícia

Homem é preso em agência bancária de Cariacica depositando dinheiro para traficantes

Elias de Jesus, de 23 anos, foi detido em um banco na BR 262, em Jardim América. Segundo delegado, ele tentava depositar mais de R$ 1 mil para diversas pessoas

Elias Foto: Divulgação

Um homem foi preso nesta quinta-feira (20), em Cariacica, no momento em que realizava um depósito bancário. O problema, segundo a polícia, é que esse depósito era para pessoas ligadas ao tráfico de drogas. Elias de Jesus, de 23 anos, foi detido por policiais da Delegacia de Tóxicos e entorpecentes (Deten) em um banco na BR 262, na altura de Jardim América.

De acordo com o delegado Fábio Pedroto, da Deten, os policiais voltavam de uma diligência de rotina, quando avistaram o suspeito e um comparsa, em uma moto. Segundo o delegado, eles estavam em alta velocidade e em atitude suspeita. "[Os policiais] fizeram o acompanhamento desses indivíduos, que pararam em frente a uma agência bancária e um deles ingressou nessa agência", contou.

Segundo Pedroto, a polícia foi atrás do suspeito e percebeu o nervosismo de Elias no momento da abordagem. "Os policiais acompanharam e também ingressaram nessa agência, quando perceberam que o indivíduo, muito nervoso, tentava fazer depósitos de quantias significativas. Foi dada a voz de abordagem e o indivíduo não soube explicar a origem desse dinheiro. Ele foi encontrado com R$ 1.020, tentando depositar em contas de diversas pessoas".

De acordo com o delegado, Elias disse, em depoimento, que o dinheiro seria depositado para um tio dele, que está detido em uma unidade prisional no Rio de Janeiro. A polícia agora investiga para quem seria feito o depósito. 

No celular do suspeito, os investigadores encontraram conversas em um aplicativo de bate-papo, indicando a participação dele no tráfico de drogas, além de fotos com comprovantes de depósitos.

"Nós estamos trabalhando com duas possibilidades. Uma delas é a prática de extorsão através de telefone que, por vezes, acontece no interior de unidades prisionais. A outra tese que nós estamos analisando é que esse dinheiro seja proveniente do tráfico de drogas e ele era o responsável por efetuar depósitos. Inclusive ele mesmo disse que sua função na associação criminosa era apenas efetuar esses depósitos", disse Pedroto.

No entanto, o que chamou a atenção da polícia, de acordo com o delegado, foi a comunicação de Elias com um detento. Fábio Pedroto, que é ex-agente penitenciário no Rio de Janeiro, diz que é comum telefones em presídios. 

"Apesar dos esforços tecnológicos no sentido de colocar bloqueadores de sinais celulares nas unidades prisionais, alguns ainda conseguem burlar essa possibilidade e efetuar as ligações, trazendo uma grande intranquilidade para a sociedade. No Rio de Janeiro teve uma época em que era muito comum a extorsão telefônica", lembrou.

Elias de Jesus, que possui diversas passagens pela polícia, foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.

Pontos moeda