Polícia

Mais de 300 homens são presos em flagrante por agressão a mulher na GV

Os dados estão relacionados aos meses de janeiro a junho deste ano. Só no município de Vila Velha a polícia prendeu quase 100 suspeitos em flagrante

Foram mais de 3.470 boletins de ocorrência registrados Foto: Reprodução

No dia em que a Lei Maria da Penha completa nove anos um número assusta os capixabas. Em apenas seis meses, cerca de 321 homens foram presos em flagrante por agressão a mulher. O número foi divulgado, nesta quinta-feira (6), pela Polícia Civil.

De acordo com os dados, ao todo foram registrados 3.471 boletins de ocorrência nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM) na Grande Vitória. Na Capital foram 890 boletins de ocorrências confeccionados, 343 medidas protetivas executadas, 398 inquéritos policiais realizados e 86 prisões em flagrante de janeiro a junho deste ano.

Na delegacia de Vila Velha foram registrados 1.135 boletins de ocorrência, 593 medidas protetivas, 397 inquéritos policiais e 80 prisões em flagrante. O maior número de prisões foi registrado em Cariacica, com 98 flagrantes. Além disso, 791 boletins de ocorrência foram registrados, 299 medidas protetivas executadas e 569 inquéritos.

Mesmo com o número de boletins de ocorrência menor, contabilizando 655, a Delegacia da Mulher da Serra teve 57 prisões em flagrante, 455 medidas protetivas e 443 inquéritos policiais confeccionados no mesmo período deste ano.

"Nós (Espírito Santo) sermos 1º ou 2º no ranking no Brasil não é uma posição que pode nos orgulhar, muito longe disso”, diz secretário sobre os homicídios contra a mulher

Uma mulher agredida a cada cinco horas

Uma mulher é agredida a cada cinco horas no Espírito Santo. A informação foi passada pelo secretário estadual de Segurança Pública, André Garcia, referindo-se aos dados sobre a violência contra a mulher no Estado em 2014. Segundo ele, no ano passado foram registrados 1.590 boletins de ocorrência de agressão contra a mulher no Estado.

Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa, durante sessão ordinária que aconteceu no último dia 17, o secretário lembrou que o Estado ocupou o primeiro lugar no ranking nacional de homicídios contra a mulher durante dez anos e só foi ultrapassado por Roraima no ano passado. “O Brasil responde por grande parte dos homicídios de mulheres, sendo o 7º país onde mais se mata mulheres no mundo. E nós (Espírito Santo) sermos 1º ou 2º no ranking no Brasil não é uma posição que pode nos orgulhar, muito longe disso”, ressaltou.

Antes de atirar a pedra na vítima, o homem tentou enforcá-la Foto: TV Vitória

Casos de violência

Em abril deste ano um homem foi acusado de assassinar a mulher com uma pedrada na cabeça no bairro Terra Vermelha, em Vila Velha. 

No mesmo mês outra mulher foi assassinada a socos e pedradas no bairro Nova Esperança II, em Cariacica. De acordo com a família da vítima, o suspeito e a vítima bebiam muito e eram ciumentos, o que pode ter motivado o crime. 

Já na Serra, uma mulher foi internada com afundamento de crânio e fraturas por todo corpo.

O homem teria agredido a mulher na frente do enteado Foto: TV Vitória

Parcelamento de fiança

E em junho deste ano um lavador de carro de 65 anos foi preso após ter agredido a mulher com um soco. De acordo com a polícia, ele bateu na vítima durante uma briga e depois foi preso. Como não tinha o dinheiro para pagar a fiança, ele pediu o parcelamento dos R$ 800, que foi negado na Delegacia Especializada da Mulher, em Vitória. De acordo com a polícia, a confusão ocorreu na residência do casal, em Jacaraípe, na Serra, na frente de um adolescente de 15 anos, enteado do acusado.

No dia 15 do mesmo mês, uma mulher teve ferimentos no pescoço após ser atingir por golpes de facão. O crime aconteceu na região da Grande Jacaraípe, na Serra. O suspeito é o ex-marido da vítima, Ronaldo Danicolo, de 56 anos, e o motivo da agressão seria ciúmes.

O suspeito disse que não se arrepende do crime Foto: TV Vitória

Marido procura TV Vitória

Já no início de julho um vendedor de 46 anos foi preso após procurar a equipe de reportagem da TV Vitória para confessar o assassinato da própria mulher, a dona de casa Dilma Cerqueira Santos, de 32 anos. Rodson Souza Fais teria cometido o crime dentro da casa que havia acabado de alugar, no bairro Marcílio de Noronha, em Viana. Ele pediu a ajuda da equipe de reportagem para se entregar a polícia.

Pontos moeda