Polícia

Polícia investiga ameaça de chacina durante festa em Vitória

Produtora responsável pelo evento, marcado para a próxima sexta-feira em uma casa de shows em Jardim da Penha, procurou a Delegacia de Crimes Eletrônicos para registrar boletim de ocorrência

Produtora procurou a Polícia Civil para registrar a ocorrência Foto: Divulgação/Governo

A produtora de eventos Antimofo, de Vitória, procurou a Polícia Civil, na última segunda-feira (24), após a publicação de uma mensagem no Facebook dando conta de uma suposta ameaça de chacina, que aconteceria durante uma festa marcada para a próxima sexta-feira (28). O autor da postagem, que ainda não foi identificado, promete assassinar os frequentadores do evento, promovido pela Antimofo, por considerá-los "gays, travestis e putas degenerados".

Na publicação, o suspeito ainda faz menção a Wellington Menezes de Oliveira que, em abril de 2011, executou 12 alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro. Ele cita que Wellington "deu sua vida para matar 13 degenerados em Realengo" e que agora pretendia fazer o mesmo com os presentes na festa. O autor ainda faz uma saudação ao responsável pelo massacre ocorrido há quatro anos: "Wellington Meneses (SIC) viva!", diz na publicação.

O suspeito afirma ainda já ter comprado um "3 oitão", como o usado por Wellington, para cometer o crime, que ele classifica como "actum sanctum", ou "ato sagrado", traduzido do latim para o português. Ele justifica o ato alegando que "gays e putas transmitem aids" e que, por isso, estaria fazendo "um bem para a humanidade".

A festa em que o autor da mensagem diz que pretende agir será na casa de shows Fluente, em Jardim da Penha, na capital. Ele afirma que o ato acontecerá por volta da meia-noite, quando o local estaria mais cheio, e convoca os "irmãos filhos de Allah" a acompanharem o massacre.

Casa de shows publicou uma imagem do boletim de ocorrência registrado pela Antimofo na Delegacia de Crimes Eletrônicos Foto: Reprodução

Na página do evento no Facebook, a Fluente emitiu um comunicado, informando sobre a denúncia feita na Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos. A casa de shows afirma ainda que "quem estiver envolvido com esse absurdo, incluindo pessoas que disseminaram de forma irresponsável esse boato, estão sendo intimadas" e que "o criminoso, se pego, poderá responder por terrorismo". A Fluente disse, no entanto, que não passará mais detalhes sobre o caso para não atrapalhar as investigações.

A casa de shows garantiu ainda que o evento será mantido e informou que a segurança será reforçada e que a polícia estará presente para evitar qualquer transtorno. "Não iremos nos calar e muito menos recuar. Reforçaremos nossa segurança e haverá uma força policial envolvida. Daremos todo suporte para que todos, como sempre, estejam seguros. O medo não nos assustará. O terror e o ódio não vencerá o amor. Nunca", disse no comunicado.

Na publicação, muitas pessoas se manifestaram sobre a situação. Algumas demonstraram preocupação com a ameaça, dizendo não saber se comparecerão ao evento, temendo o pior. Outras deram menos importância à ameaça e garantiram que estarão presentes na festa.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que, de acordo com a delegada Larissa Lacerda, da Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos, a mensagem que gerou essa situação foi anônima e que a equipe de policiais encontra-se em diligência para identificar o autor da publicação. A polícia disse ainda que a delegada não irá se pronunciar para não atrapalhar o andamento das investigações.

Confira na íntegra o comunicado da Fluente:

COMUNICADO IMPORTANTE !!!!!!!! 
Já não é de hoje que sofremos ataques preconceituosos, seja com denuncias caluniosas, xingamentos, tentativas de agressão, perseguição, mas até então, ainda não tínhamos sofrido algo tão sério. Chegou ao limite e não iremos recuar.
Mas o que aconteceu?
Na semana passada criamos um evento, mais um entre tantos.
Com uma brincadeira envolvendo um MEME (o termo Meme de Internet é usado para descrever um conceito que se espalha via Internet) “Manda nudes” (veja no Google).
Esse evento viralizou, virou uma discussão antropológica, e os haters e troll apareceram.
Assim como um dia veio a tona quem eram os responsáveis pelos ataques do passado, dessa vez a agressão veio com "legenda".
O que pode parecer uma “simples” ameaça, é na verdade é um crime grave.
Fizemos uma denuncia na Delegacia de Crimes Virtuais, e agora tudo vira mais sério. Quem estiver envolvido com essa absurdo, incluindo pessoas que disseminaram de forma irresponsável esse boato, estão sendo intimadas.
Não iremos passar muitas informações para não atrapalhar as investigações, mas saibam que o criminoso, se pego, poderá responder por terrorismo.
Não iremos nos calar e muito menos recuar. 
Reforçaremos nossa segurança e haverá uma força policial envolvida. Daremos todo suporte para que todos, como sempre, estejam seguros.
O medo não nos assustará. O terror e o ódio não vencerá o amor. Nunca

Pontos moeda