Polícia

Saída temporária: 1,5 mil detentos no Espírito Santo deixarão a prisão para passar o Dia dos Pais em casa

Por decisão da Justiça, eles poderão ficar sete dias com os familiares. No ano passado, segundo a Sejus, 44 não retornaram ao presídio após o prazo determinado

Por decisão da Justiça, mais de 1,5 mil detentos no Estado poderão passar sete dias com a família Foto: Agência Brasil

Cerca de 1,5 mil detentos que cumprem pena em regime semiaberto em presídios do Espírito Santo começaram a receber, nesta quarta-feira (05), o benefício da saída temporária para o Dia dos Pais. Por decisão da Justiça, os 1.520 beneficiados deverão ficar sete dias em casa, com seus familiares.

De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o número de beneficiados neste ano é um pouco menor do que o registrado em 2014, quando 1.552 presos puderam passar a data com a família. No ano passado, segundo a Sejus, 44 detentos não retornaram para a prisão após o prazo determinado, sendo recapturados 18 deles.

A secretaria esclarece que, para obter o benefício, o detento precisa apresentar bom comportamento e tempo de cumprimento de pena. As exigências a serem cumpridas são: voltar para o presídio no dia e horários combinados, não cometer nenhum ato ilícito, não frequentar locais como bares, bailes e festas e permanecer em casa durante a noite.

Assassinato

Irmão de detento foi morto a tiros no momento em que foi buscá-lo na Penitenciária de Linhares, nesta manhã Foto: Eu Vi em Linhares

Neste primeiro dia da saída temporária para o Dia dos Pais, um homem acabou sendo assassinado a tiros, no início da manhã, após buscar o irmão na Penitenciária Regional de Linhares, no Norte do Estado. Edinaldo Gregório da Costa dos Santos havia sido contemplado com o benefício e estava no carona de um veículo, quando o irmão foi morto com oito tiros. Edinaldo também foi baleado.

O detento foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para um hospital do município. Dentro do carro também havia mais dois presos, que foram levados para a delegacia para prestarem depoimento.

De acordo com testemunhas, os tiros foram disparados por bandidos em uma moto. Como o crime aconteceu próximo a um posto de combustível, imagens de câmeras de segurança podem ajudar a polícia a identificar os criminosos.

O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). O caso está sendo investigado pela Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Linhares, sob responsabilidade do delegado André Jareta.

Quem tiver qualquer informação que possa ajudar o trabalho da polícia, deve entrar em contato com o Disque-Denúncia, por meio do telefone 181, ou com o Ciodes, no 190. Não é preciso se identificar. 

Pontos moeda