Polícia

Suspeito de matar comerciante na frente do filho em Cariacica foi beneficiado com saída temporária

De acordo com a Sejus, Manoel Sérgio Oliveira Piontkoosky foi um dos detentos cuja Justiça autorizou sair da prisão para passar o Dia dos Pais com a família

Suspeito, que teria sido beneficiado com a saída temporária do Dia dos Pais, lutou com o comerciante e baleou a vítima Foto: Reprodução

O suspeito de matar um comerciante durante um assalto a uma distribuidora de bebidas em Nova Rosa da Penha I, Cariacica, no último domingo (9), é um dos 1.520 detentos beneficiados pela saída temporária do Dia dos Pais no Espírito Santo. De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Manoel Sérgio Oliveira Piontkoosky cumpre pena em regime semiaberto. 

Ainda segundo a Sejus, Manoel recebeu o benefício da saída temporária para passar sete dias em casa, com seus familiares, por decisão da Justiça, conforme a lei. Ele saiu do presídio no último dia 5 e deveria voltar para a prisão na próxima quarta-feira (12).

A secretaria ressaltou que, pela lei, para ter concedido o benefício, o detento precisa apresentar bom comportamento e tempo de cumprimento de pena. As exigências a serem cumpridas são: voltar para o presídio no dia e horários combinados, não cometer nenhum ato ilícito, não frequentar locais como bares, bailes e festas e permanecer em casa durante a noite.

O crime

Manoel estava com outros três comparsas no momento do assalto, ocorrido no início da tarde de domingo, Dia dos Pais. Segundo a polícia, os assaltantes pediram cerveja e troco para R$ 50. No entanto, anunciaram o assalto logo em seguida. 

O dono da distribuidora de bebidas, Ismael Rocha, de 38 anos, havia acabado de ir para a casa da família, que fica nos fundos da loja. Pelo sistema interno de segurança, ele percebeu o momento em que os suspeitos invadiram o local e, para proteger o filho, um adolescente de 15 anos, que é deficiente físico, retornou para a distribuidora.

Adolescente, filho do comerciante assassinado, foi baleado de raspão na região do abdômen Foto: TV Vitória

Assim que pegou a carteira para entregar o dinheiro para os assaltantes, Ismael teria sido baleado. Mesmo ferido, ele entrou em luta corporal com os bandidos para salvar a vida do filho. Toda a ação foi registrada por câmeras de videomonitoramento.

No momento da luta, três dos quatro assaltantes fugiram a pé. O adolescente, na tentativa de salvar o pai, pulou em cima do criminoso que permaneceu no estabelecimento. A arma disparou e o menino foi atingido de raspão no abdômen. Também baleado, Manoel fugiu em direção oposta aos comparsas. 

Em seguida, o suspeito teria cometido mais um crime: ele parou um carro, dizendo que havia sido assaltado e pedindo socorro. Só que depois, com uma arma, ele obrigou o motorista a levá-lo para o Hospital São Lucas, onde acabou sendo preso. Os outros três assaltantes continuam soltos.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o estado de saúde do suspeito é estável. Já Ismael, atingido por três tiros que teriam sido efetuados por Manoel, foi socorridos por vizinhos e levado para o PA de Itacibá. No entanto, ele não resistiu.

A vítima deixa três filhos, entre eles o adolescente de 15 anos, que presenciou o assassinato do pai e está em estado de choque. Segundo a família, Ismael era um homem trabalhador, que de domingo a domingo estava na distribuidora para garantir o sustento da esposa e dos filhos.

Pontos moeda