Polícia

Gato na balada! Boate em Vila Velha acusada de furtar energia há três anos

De acordo com a EDP Escelsa, a prática, popularmente conhecida como "gato", ocorria desde abril de 2012. Desvio teria ocorrido porque o dono devia R$ 1 mil à concessionária

Técnicos da EDP Escelsa estiveram na boate, nesta sexta-feira, e constataram o crime Foto: TV Vitória

Técnicos da EDP Escelsa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Espírito Santo, constataram, nesta sexta-feira (21), que uma boate localizada em Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha, estava furtando energia. De acordo com a empresa, a prática, popularmente conhecida como "gato", ocorria desde abril de 2012.

Peritos da Polícia Civil estiveram, nesta sexta, na boate Le Point, e afirmaram que, por conta da ligação irregular, poderia ocorrer um incêndio no local a qualquer momento. Segundo a polícia, o desvio de energia foi cometido porque o proprietário do estabelecimento tinha uma dívida de cerca de R$ 1 mil com a concessionária, devido a uma fatura não paga.

Ainda de acordo com as informações levantadas pela polícia, o dono da boate contratou um eletricista para puxar a energia diretamente do poste para o estabelecimento, sem passar pelo dispositivo que faz a contagem do consumo.

O crime foi descoberto por funcionários da EDP Escelsa, que foram ao local para realizar uma visita de rotina. O procedimento é comum no caso de uma unidade que teve o fornecimento de energia cortado. No caso da boate, o corte ocorreu por conta da fatura em atraso.

O proprietário do estabelecimento não havia sido localizado até o início da noite desta sexta-feira. Uma funcionária que estava dentro da boate no momento em que os técnicos constataram o crime foi convidada pela polícia a prestar esclarecimentos na Delegacia Regional de Vila Velha.

De acordo com a polícia, o dono da boate poderá responder criminalmente por furto qualificado, uma vez que ele teria utilizado um profissional para cometer o desvio de energia. Além disso, ele está sujeito a multa e deverá pagar a conta de energia atrasada.

A reportagem do Folha Vitória tentou entrar em contato com o responsável pela boate, mas os telefones estavam desligados.

Pontos moeda