Polícia

Três morrem em troca de tiros entre guardas de Paquistão e Índia na fronteira

Redação Folha Vitória

Islamabad - Tropas fronteiriças do Parlamento e da Índia trocaram disparos e lançaram morteiros na disputada fronteira na região da Caxemira, em um episódio que deixou dois paquistaneses e um indiano mortos, segundo funcionários. Pelo menos 14 civis também ficaram feridos pelos disparos indianos no setor de Bajwat, perto de Sialkot, uma cidade na província do Punjab, leste do país, disseram militares paquistaneses em comunicado.

Os militares do Parlamento afirmam ter respondido aos disparos "não provocados" da Índia e que a troca de tiros continuou pela tarde da terça-feira (hora local). Já o inspetor-geral da Índia, Danish Rana, disse que os paquistaneses dispararam primeiro. Segundo Rana, um morador de um vilarejo na Índia foi morto quando tropas paquistanesas dispararam contra postos de controle indianos na região de Jammu.

O Ministério das Relações Exteriores paquistanês disse que enviou um protesto à Índia sobre o episódio. É comum haver disparos na área de fronteira, com os dois lados trocando acusações sobre quem começou. Há também grupos rebeldes que lutam contra o domínio indiano na Caxemira desde 1989 - mais de 68 mil pessoas foram mortas nos confrontos e na repressão militar indiana aos rebeldes na área desde então. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda