Polícia

Motorista de transporte escolar de Linhares é detido após ser reprovado no teste do bafômetro

Segundo a polícia, Jonadir Dalmaso transportava uma criança no momento da abordagem. Teste acusou quantidade de álcool no sangue quase três vezes além do permitido

Segundo a polícia, Jonadir Dalmaso admitiu ter bebido durante toda a madrugada e realizou o teste do bafômetro, que comprovou a embriaguez  Foto: Site de Linhares

Um motorista de uma Kombi escolar, que presta serviços para a Prefeitura de Linhares, no norte do Estado, foi detido na manhã desta segunda-feira (21) após ser flagrado dirigindo embriagado e com uma criança dentro do veículo. Além disso, segundo a polícia, Jonadir Dalmaso, de 42 anos estava com o licenciamento do veículo vencido e não possuía autorização para transporte escolar.

Ainda de acordo com os policiais que atenderam a ocorrência, o suspeito confessou que passou a madrugada inteira bebendo. Ele fez o teste de bafômetro, que acusou uma quantidade de álcool no sangue quase três vezes além do que é permitido pela legislação de trânsito.

Jonadir foi abordado no bairro Novo Horizonte, após pedir a policiais militares, que realizavam preventivo na região, que vigiassem o veículo que ele dirigia para que ele fosse a um açougue nas proximidades. Dentro da Kombi havia uma criança. 

Os policiais perceberam sinais de embriaguez no motorista e o convidaram para fazer o teste do bafômetro, que confirmou a embriaguez. Jonadir foi levado para a Delegacia Regional de Linhares, onde foi estipulada uma fiança no valor de R$ 5 mil.

Prefeitura

A Secretaria Municipal de Educação de Linhares confirmou, por meio de nota, que o motorista trabalha para uma empresa contratada para prestar serviços de transporte escolar para o município. A prefeitura garantiu que está apurando o fato e adotando as medidas cabíveis para solucionar o caso. Segundo a secretaria, o trabalho de fiscalização é realizado diariamente.

A Prefeitura de Linhares ressaltou ainda que o veículo está autorizado a realizar o transporte escolar de acordo com a instrução de serviço nº144, publicada pelo Detran no Diário Oficial do dia 15 de setembro de 2015. O documento informa que os termos de autorização para condução de escolares com validade até o dia 15 deste mês serão considerados válidos até 15 de novembro deste ano, sem que seja necessária a emissão de novo termo com a referida vigência. 

De acordo com a prefeitura, a empresa comunicou à administração municipal que o condutor está habilitado para o serviço. A Prefeitura de Linhares afirmou, no entanto, que essa informação também está sendo apurada.

Pontos moeda