Polícia

Índices de furtos apresentam queda de quase 30% em Cachoeiro de Itapemirim

Em Cachoeiro, os furtos a residências, a veículos e a comércios registram uma queda de aproximadamente 28,5% em comparação ao mesmo período do ano passado

O comandante orienta a população a não dar oportunidade para acontecer os furtos. Foto: Divulgação/PM

Um levantamento aponta para a redução nos índices de furtos em bairros de Cachoeiro de Itapemirim. De acordo com o 9º Batalhão da Polícia Militar, este ano foram registradas 560 ocorrências entre os meses de janeiro a agosto.  Os dados representam queda de 28,5%, em comparação com o ano passado, quando foram registrados 784 furtos.

Além disso, os policiais militares estão obtendo êxito em capturar os acusados. Em 2015, até o momento, 74 pessoas foram conduzidas à delegacia acusadas de cometerem furtos. Deste total, 16 eram menores de idade.

De acordo com o comandante do 9º Batalhão, Tenente Coronel Alessandro Marin, apesar da população e dos comerciantes reclamarem de furtos que acontecem em residências, comércios, escritórios e lojas, principalmente na região central da cidade, esse número ainda é inferior ao ano passado. “O crime de furto é de difícil prevenção pelo policiamento ostensivo, pelo fato dele só ser cometido com a oportunidade criada pela vítima ou pelo próprio criminoso, mas que pelos números apresentados podemos certificar de que a PM tem se esforçado para o combate desses crimes patrimoniais”, opina.

Como forma de prevenir este tipo de crime, o comandante orienta que algumas mudanças de comportamento podem evitar situações desagradáveis. “Observar se há pessoas suspeitas próximas à residência, verificar as referências de empregados que trabalham dentro de casa, conferir portas e janelas; levantar os vidros e trancar as portas e porta-malas dos veículos, mesmo que seja apenas uma parada rápida pode ajudar a prevenir. Além disso, estacionar em locais visíveis e confiáveis, evitar namorar ou esperar alguém no interior do veículo, não manter valores altos em casa ou no comércio e instalar alarmes e câmeras são algumas medidas importantes”, frisa o comandante.

Pontos moeda