Polícia

Quadrilha presa no interior de São Paulo pode ser a mesma que roubou condomínios de luxo na Grande Vitória

Os três suspeitos detidos em Sorocaba, no sábado, estavam em uma Mercedes-Benz que, de acordo com a polícia, havia sido registrado em Vitória e teve o chassi adulterado

Seis condomínios na região da Praia do Canto foram alvos de bandidos especializados em roubos a prédios de luxo Foto: TV Vitória

Uma quadrilha especializada em cometer furtos em condomínios de alto padrão, presa no último final de semana no interior de São Paulo, pode ser a mesma que cometeu crimes na Grande Vitória há cerca de três meses. Os três suspeitos detidos na noite de sábado (12), na Rodovia Castelo Branco, em Sorocaba, estavam em uma Mercedes-Benz que, de acordo com a polícia paulista, havia sido registrado em Vitória e teve o chassi adulterado.

Segundo informações do Estadão, o carro era o mesmo flagrado por câmeras de videomonitoramento no roubo a um condomínio também em SorocabaPouco antes de serem detidos, os suspeitos haviam tentado entrar em um condomínio de chácaras localizado no km 102 da Rodovia Castelo Branco, em Porto Feliz.

De acordo com a Polícia Civil de São Paulo, o carro ocupado pelos três homens se aproximou da portaria do condomínio e o motorista informou que apanharia um dos moradores. Naquele momento, o telefone do morador indicado só dava sinal de ocupado. Mesmo assim, o porteiro desconfiou e não permitiu a entrada.

A polícia acredita que a quadrilha é a mesma que roubou um condomínio de alto padrão em Sorocaba, já que foi usado o mesmo Mercedes importado. Na ocasião, o porteiro confundiu o carro com o de um moradores e abriu o portão. Foram levados R$ 130 mil de uma residência. Antes, o 'ladrão da Mercedes' havia tentado entrar em outros dois condomínios de luxo.

Com os suspeitos, foram encontrados joias e relógios, mas nenhum dos homens estava armado. Eles foram autuados por associação criminosa e adulteração de veículo e levados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba. A ação da quadrilha continua sob investigação.

De acordo com policiais da 6ª DP de Porto Felício (SP), que conduz as investigações, o veículo onde estavam os bandidos será periciado para que seja feito o levantamento da numeração do chassi. Com isso, a polícia poderá saber se o carro é produto de furto ou roubo. A suspeita é de que a placa do Mercedes tenha sido clonada de um veículo de São Paulo.

Ligação com crimes no ES

Polícia capixaba procura suspeitos de invadirem condomínios de luxo em Vitória e Vila Velha Foto: TV Vitória

A titular da Delegacia de Polícia da Praia do Canto, em Vitória, Cláudia Dematté, responsável pelas investigações dos crimes na capital capixaba, informou que a polícia está verificando se os suspeitos detidos no interior de São Paulo têm relação com os roubos que aconteceram no Espírito Santo. A reportagem tentou contato com a delegada durante a tarde e noite desta segunda-feira, mas o celular estava desligado e, na DP da Praia do Canto, a informação é de que ela estava em diligência.

A suspeita é de que a quadrilha tenha agido também em outros estados brasileiros, como Minas Gerais e Rio de Janeiro, e também no Distrito Federal. De acordo com a polícia, em todos os crimes o modo de agir dos bandidos era muito parecido: eles se aproveitavam do descuido de porteiros ou moradores do condomínio - geralmente localizados em bairros nobres e com moradores com alto poder aquisitivo - para entrar no local e cometerem os furtos.

Em um dos crimes, foram furtados R$ 10 mil em joias de um apartamento no interior do Estado do Rio de Janeiro. Também foram alvos dos bandidos 13 apartamentos na área nobre de Pouso Alegre, em Minas Gerais. No Espírito Santo, foram invadidos oito edifícios: seis na Praia da Costa, em Vila Velha, e dois na Praia do Canto, em Vitória.

Pontos moeda