Polícia

Veja quem são os dez criminosos mais procurados do Espírito Santo

Lista foi divulgada nesta sexta-feira. Foragidos são acusados de crimes como tráfico de drogas, homicídio e roubo e atuam nos quatro municípios da Grande Vitória

Edgar Barreto é acusado de matar a ex-cunhada e ferir o marido dela, em São Marcos, na Serra Foto: TV Vitória

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) divulgou, nesta sexta-feira (25), a lista dos dez criminosos mais procurados pela polícia no Espírito Santo. Os foragidos são acusados de crimes como tráfico de drogas, homicídio e roubo e atuam nos quatro municípios da Grande Vitória - Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

Entre os mais procurados está o confeiteiro Edgar Barreto Santos, 30 anos, acusado de matar a ex-cunhada e tentar assassinar o marido dela, no bairro São Marcos, na Serra. O crime aconteceu no dia 30 de agosto e o suspeito continua foragido desde então.

Segundo as investigações da polícia, Edgar planejava matar Janiele das Neves Santos e Deivison Ferreira Nascimento, ambos de 24 anos, há oito meses. Os policiais encontraram, nas casas de familiares do suspeito, folhas de papel com todo o planejamento da execução, além de fardamento militar e uma arma de paintball.

Nos papéis, Edgard informava quais eram os alvos, como que ele chegaria ao local do crime e mataria as vítimas. Ele chegou a escrever que, caso o plano desse errado e a polícia e a imprensa chegassem até o local, ele mataria a ex e, em seguida, cometeria suicídio.

Durante a execução do plano, Janiele foi assassinada a tiros. Já Deivison ficou ferido, mas conseguiu escapar da morte. O objetivo, segundo as anotações de Edgar, era fazer com que a ex-namorada dele, que havia terminado o relacionamento pouco tempo antes, sofresse com a culpa pela morte da irmã.

Testemunhas contaram que o acusado vestia uma farda verde no momento do crime. Em seguida saiu gritando pelas ruas do bairro ordenando comerciantes a fecharem as portas. Foi nesse momento em que ele parou um carro na rua, falou que era policial e ordenou que o motorista o levasse para longe. Ele conseguiu fugir e ainda não foi localizado.

Quem tiver qualquer informação que ajude a polícia a encontrar um desses criminosos deve entrar em contato com o Disque-Denúncia, pelo telefone 181. Não é preciso se identificar.

Veja quem são os dez mais procurados pela polícia

1. Ednei Marques Gregório, o "Dinei": tem 34 anos de idade. Envolvido em crimes de homicídio e roubo. Atua na região de Flexal e Vila Prudêncio, ambos em Cariacica. Em desfavor dele consta mandado de prisão (aguardando cumprimento) por homicídio qualificado. 

2. Paulo Cézar Cagliari Guimarães, o "Cézar": tem 50 anos de idade. Envolvido em homicídios na região da Grande Porto de Santana, município de Cariacica. Em desfavor dele há mandado de prisão (aguardando cumprimento) por homicídio qualificado.

3. Marcos Antônio Cesário, o "Marquinho Loiola": tem 42 anos de idade. Principal liderança criminosa da Ilha do Príncipe, em Vitória. Em seu desfavor há mandado de prisão (aguardando cumprimento) pelo crime de tráfico de drogas. É foragido da Penitenciaria Estadual de Vila Velha (PEVV IV) desde maio de 2014.

4. César Willian de Oliveira Azevedo, conhecido como "Cezinha", "Nil", "Riquelme" e "Cafanhate": tem 28 anos, possui dois mandados de prisão por homicídio qualificado. Atua no tráfico de drogas na região da Ilha do Príncipe, em Vitória, e possui relação estreita com as quadrilhas que atuam nos bairros Cobi de Cima e Cobi de Baixo, em Vila Velha, e Mucuri, em Cariacica. Trata-se do segundo homem na hierarquia da quadrilha de Marcos Antônio Cesário, o "Marquinho Loiola". 

5. Giovani Otacilio de Souza, vulgo "Paraíba", "Pará", "Cara de Queijo", "Calça Quadrada", "Bob Esponja" e "Magrão": tem 34 anos, atua no tráfico de drogas nos bairros Itararé e Bairro da Penha, em Vitória. Possui dois mandados de prisão pelo crime de tráfico de drogas.

6. Leonardo Elisário Neves, vulgo "Léo Bebezão": tem 22 anos e atua no tráfico de drogas na região do bairro da Penha, em Vitória. Possui em seu desfavor mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas. 

7. Wanderson de Oliveira Moreira, vulgo "Andrinho": tem 33 anos e atua no tráfico de drogas na região de Central Carapina, na Serra. Possui mandado de prisão por homicídio qualificado. É foragido da Penitenciaria Estadual de Vila Velha (PEVV IV) desde maio de 2014.

8. Ronalt Luciano Cardoso, vulgo "Toca": tem 28 anos, atua no tráfico de drogas e roubo em Mucuruci, Vila Independência e Piranema, em Cariacica. Possui em seu desfavor mandado de prisão pelo crime de homicídio.

9. Luis Carlos Soares dos Santos, vulgo "Nem": tem 28 anos e atua no tráfico de drogas nas regiões do Ibes, em Vila Velha, e Balneário Carapebus, na Serra. Em seu desfavor há mandados de prisão pelo crime de tráfico de drogas.

10. Edgar Barreto Santos: tem 30 anos e é acusado de matar a ex-cunhada e tentar matar o marido dela, na Serra. Segundo a polícia, o crime foi minuciosamente planejado cerca de oito meses antes. As ações foram divididas em etapas e descreviam detalhes de percurso, execução e a fuga após o homicídio. A intenção do mesmo era causar sofrimento à ex-namorada.

Pontos moeda