Polícia

Após ataque sofrido por atleta, insegurança assusta moradores do Morro do Moreno

Rita de Cássia Araújo levou uma paulada na cabeça enquanto treinava pelas trilhas do morro, na manhã de terça-feira. População lembra de outros casos violentos ocorridos na região

Moradores reclamam da falta de segurança no entorno do Morro do Moreno, em Vila Velha Foto: Divulgação

Local muito procurado por turistas e por quem gosta de praticar esportes ao ar livre, cercado pela natureza, o Morro do Moreno, um dos principais pontos turísticos de Vila Velha, não ficou imune à insegurança que amedronta moradores de outras regiões do município. 

O último caso que ganhou notoriedade, ocorrido no local, foi a agressão sofrida pela ultramaratonista capixaba, Rita de Cássia Araújo, que levou uma paulada na cabeça enquanto treinava pelas trilhas do morro, no início da manhã de terça-feira (06). 

A atleta, que estava sozinha na hora do ataque, conseguiu correr e pedir ajuda na Igreja Batista, ao lado do Morro do Moreno. Ela foi levada para um hospital para a realização de exames e precisou levar três pontos na cabeça.

A equipe da TV Vitória/Record voltou ao local um dia após o crime e conversou com moradores da região. Eles garantiram que histórias como a ocorrida com a atleta são comuns.

Rita precisou ser socorrida após levar a paulada Foto: Divulgação

Morador do entorno há seis anos, o administrador Jefferson Vargas relatou outros casos violentos. "Que eu conheço perfeitamente, já tem duas mortes aqui no morro. Uma outra moça foi atacada correndo no morro e conseguiu se desvencilhar também do ladrão. Até pediu socorro para a gente, tentamos seguir o cara e não conseguimos. Mas a gente sabe que tem pessoas que ficam rodando o morro para atacar outras, seja para assalto, para estupro de mulheres ou outras coisas", afirmou.

Preocupado com o futuro, ele lembra do que o levou a escolher, no passado, o local para morar. "Tem a mata, o ar é mais puro, não tem o barulho da cidade e é mais próximo da natureza", apontou.

Segundo o subcomandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, major Leandro Menezes, responsável pelo policiamento na Praia da Costa, área onde o morro está localizado, a polícia atua sempre de maneira preventiva junto com a Guarda Municipal.

"O Morro do Moreno e a parte residencial, por exemplo, estão em uma região onde não há tantos registros policiais que demandem uma presença maior da polícia. Mas o patrulhamento é realizado e frequentemente atuamos ali. E é uma região em que a Guarda Municipal também atua. Muitas das vezes, quando nós atuamos ali, encontramos, por exemplo, o usuário de drogas, morador da região. E um cidadão como esse não é um bandido e a legislação dá um entendimento diferenciado", ressaltou.

Além disso, o subcomandante disse que o número de ocorrências no local, se comparado com outras regiões do bairro, é muito menor. Ele orienta ainda pessoas, turistas e esportistas que frequentam a região a irem acompanhadas, principalmente por conta do risco de se acidentarem.

"Um atleta ou um cidadão comum que vá praticar sua atividade física, independente da questão da segurança publica, numa região de difícil acesso precisa ter um acompanhamento. Se esse atleta torce o tornozelo, cai no meio da mata, quem vai socorrê-lo? Quem vai avisar a polícia que ele precisa de ajuda? Nós vemos, muitas vezes, os ciclistas e esportistas andando em grupos, porque um ajuda o outro. E, em caso de algum problema com a segurança pulica, é só ligar para o 190, que nós vamos colocar nosso efetivo para poder dar uma resposta imediata", orientou o major.

Pontos moeda