Polícia

Flagrada em vídeo, dona de creche é indiciada por maus tratos a crianças na Serra

Imagens mostram a acusada agredindo duas meninas com tapas e puxões. Vídeo chegou à polícia, que também recebeu a denúncia de quatro crianças da unidade

Aluno da creche fez um vídeo, pelo celular, que mostra a acusada agredindo crianças dentro da unidade de ensino Foto: Reprodução

A dona de uma creche particular na Serra foi indiciada por maus tratos contra crianças após alunos da unidade contarem à polícia que eram agredidas pela acusada. Além disso um vídeo, gravado do celular de um dos alunos, foi parar nas redes sociais e chegou até a polícia. As imagens mostram a mulher agredindo duas crianças da creche com tapas e puxões.

O titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), delegado Lorenzo Pazolini, conta que baseou a autuação nos relatos dos próprios alunos. Segundo ele, quatro crianças contaram que sofreram agressões dentro da unidade de ensino. Elas têm 2, 3, 4 e 9 anos.

De acordo com as crianças, as agressões eram frequentes e incluiriam tapas na cabeça, puxões de orelha e castigos no banheiro. No entanto, em depoimento, a suspeita definiu as agressões como um fato isolado.

"Ela alega que teria sido um fato isolado, mas, até pelo vídeo, a criança fala que esses fatos já teriam ocorrido em outras oportunidades. Os pais das vítimas retratam que as crianças já tinham feito algumas reclamações anteriores sobre o comportamento da proprietária, o que torna evidente, em nosso entendimento, que na verdade esse fato não foi isolado e que já ocorreu em outras oportunidades", destacou o delegado.

Caso está sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) Foto: TV Vitória

O vídeo gravado pelo aluno da creche foi feito em um ambiente com várias crianças. Em certo momento, a educadora manda uma delas sentar em uma cadeira e dá um tapa na cabeça da menina. Outra criança, que está no chão, é puxada pelo braço. As imagens chegaram às mãos do titular da DPCA na última terça-feira (06).

"Ouvimos os pais das crianças, interrogamos a proprietária do estabelecimento, que reconheceu que houve um certo excesso no trato com as crianças, e a partir daí estamos fazendo esse indiciamento, concluindo o procedimento e remetendo até a Justiça", ressaltou Pazolini.

A creche funciona há cinco anos e conta com cerca de 20 alunos. A dona, chamada pelos alunos de "tia Léia", atua no atendimento a crianças há nove anos. Segundo Lorenzo Pazolini, a educadora vai responder em liberdade pelo crime de maus tratos e vias de fato, mas a creche vai continuar funcionando.

"Não há nenhum impedimento para o funcionamento da creche. Nós estamos oficiando ao Corpo de Bombeiros e à Prefeitura da Serra para que verifiquem a regularidade dos eventuais alvarás de funcionamento desse estabelecimento comercial. Além disso aguardamos, caso haja novas vítimas, que os pais procurem a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente", frisou o delegado.

 

Pontos moeda