Polícia

Homem é acusado de se passar por pastor para abusar sexualmente de fiéis em Cariacica

Paulo Sérgio Ferreira foi preso nesta quarta-feira. Segundo a polícia, ele ia à casa das vítimas, alegando que faria uma oração, e aproveitava para passar a mão nas partes íntimas delas

Paulo Sérgio foi preso nesta quarta-feira e autuado por violação sexual mediante fraude Foto: TV Vitória

Um homem foi preso nesta quarta-feira (07), no bairro Vale dos Reis, em Cariacica, acusado de se passar por pastor evangélico para abusar sexualmente das fiéis. Segundo a polícia, Paulo Sérgio Ferreira, de 45 anos, ia até a casa das vítimas, alegando que faria uma oração para elas, e se aproveitava para passar a mão nas partes íntimas delas.

De acordo com as denúncias recebidas pela polícia, o suspeito falava para as vítimas que era pastor e que precisava ungi-las. Ele iniciava a suposta oração com a mão na cabeça das fiéis e, aos poucos, ia descendo até chegar nas partes íntimas. As vítimas relataram ainda que Paulo Sérgio dizia que era um enviado de Deus e precisava curá-las de graves doenças, como câncer.

As vítimas contaram ainda que o suspeito atuava como conselheiro amoroso, as aconselhando sobre como se relacionar com os maridos. Uma delas disse que o falso pastor não gostava da relação dela com o marido, falava que ele não prestava e tinha que se separar.

"Ele diz que as coisas não ocorreram bem dessa forma, que não chegou a ter contato físico com elas. Ele admite que realmente não é um pastor, mas se intitula como tal porque, segundo ele, houve uma revelação de Deus de que seria um pastor", disse a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Cariacica, Michele Meira.

Uma das mulheres que disseram ter sofrido abuso desconfiou da ação do falso pastor e resolveu denunciá-lo a polícia. Paulo Sérgio estava sendo monitorado por policiais da Deam de Cariacica há cerca de dois meses. O suspeito foi autuado por violação sexual mediante fraude, já que mentia ser algo que não era.

"A prisão temporária foi decretada e ele vai ficar preso por 30 dias, até a gente acabar o inquérito. Ainda precisamos ouvir outras pessoas que foram mencionadas como que tivessem apresentado ele a essas vítimas, para fazermos um juízo de valor", explicou a delegada.

Vergonha

Vítimas do falso pastor estiveram na Delegacia da Mulher de Cariacica na tarde desta quarta-feira Foto: TV Vitória

Durante a tarde desta quarta-feira, quatro mulheres que disseram ter sido vítimas de Paulo Sérgio estiveram na Delegacia da Mulher de Cariacica. Mesmo muito nervosas e envergonhadas, três delas, de 19, 28 e 42 anos, aceitaram falar com a equipe de reportagem da TV Vitória/Record, mas não quiseram se identificar. Todas elas são casadas e relataram situações parecidas para explicar como era a ação do falso pastor.

"O negócio dele era fazer campanha na casa da gente. Começava orando normal, botando a mão na cabeça e, para pegar nossa confiança, falava que, para quebrar a maldição, tinha que estar nos ungindo, colocando a mão no pé da barriga. E colocava até doenças bem graves na gente. Só que eu percebi que ele estava querendo colocar muito a mão e foi aí que eu vi que tinha alguma coisa errada", contou uma das vítimas.

"Ele chegou a querer tocar na parte do seio, na parte mais para baixo do pé da barriga. Ele teve atitudes que foram realmente ao extremo", indignou-se outra mulher.

Uma outra vítima disse que começou a passar mal com a suposta oração feita pelo suspeito. "Tudo bem que ele botava a mão na cabeça da gente para poder orar, isso eu achava normal. Mas quando ele falou que tinha que ir para o quarto para ungir a cama, eu comecei a achar estranho. Quando ele chegou no quarto e começou a querer a botar a mão no meu peito para poder ungir, falei para ele que não estava me sentindo bem. Daí ele tirou a mão de lá e colocou no pé da minha barriga para poder orar. Falei com ele de novo: 'não estou me sentindo bem com essa oração sua'. E aí cortei logo a dele", lembrou.

A delegada Michele Meira acredita que o falso pastor tenha feito mais vítimas e pede que quem tenha sido abusada pelo suspeito que procure a Delegacia da Mulher de Cariacica, localizada na BR 262, entre os bairros Campo Grande e Jardim América.

Pontos moeda