Polícia

Capixabas são presos por pesca ilegal durante operação na Praia de Camburi

Com os homens os policiais apreenderam três motores de barco e dois mil metros de rede para pesca. O Iate Clube foi utilizado como ponto de apoio

Os materiais usados pelos pescadores foram apreendidos Foto: TV Vitória

Cinco pescadores foram presos na manhã desta quinta-feira (26) durante uma operação da Polícia Civil, Ibama e a Guarda Municipal de Vitória. De acordo com a polícia, eles realizavam pesca predatória em local proibido da Praia de Camburi, em Vitória

Com os homens os policiais apreenderam três motores de barco e dois mil metros de rede para pesca. Segundo a Polícia Civil, o Iate Clube foi utilizado como ponto de apoio dessa operação, que teve como objetivo combater a pesca ilegal na baía de Vitória e na Praia de Camburi. 

“A operação foi realizada tendo em vista a quantidade de animais sendo encontrados mortos na areia. Ontem tivemos o encontro de várias espécies de peixes nas areias da Praia de Camburi, recentemente encontramos arraias, tartarugas. Por mais que sejam feitas campanhas educativas para informar a proibição da pesca nesses locais, eles insistem em praticar a infração”, informou o delegado Wanderson Prezotti.

De acordo com o delegado, os suspeitos estavam pescando em local equipamentos proibidos. “Os fiscais do Ibama e da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória estão realizando os autos de infração. Essas pessoas conduzidas estão sendo autuadas em flagrante por pesca predatória”, afirmou.

Os pescadores podem pegar até três anos de prisão por conta do crime, disse Prezotti. Mas um dos detidos disse que foi prejudicado. “Eu e mais alguns pescadores profissionais estávamos pescando durante a madrugada e por infelicidade foi feita uma diligência da Polícia Civil junto com o Ibama e nos prejudicaram. Eles nos apreenderam e apreenderam o nosso material de pesca”, disse. 

Segundo o pescador, ele vive apenas da pesca. “Eu não tenho recursos financeiros, vivo da pesca e estou sendo penalizado por um crime. Temos grandes embarcações aqui no nosso litoral, nos olhos deles e eles não veem isso. Estão destruindo o nosso meio ambiente, pegando toneladas de peixes e descartando, enquanto nós eles alegam que estamos destruindo, acabando com as tartarugas marinhas. Muito pelo contrário, aqui tem um cidadão de bem, trabalhador, honesto e que trabalha para sustentar a família”, destacou.  

Pontos moeda