Polícia

EDP Escelsa encontra "gato" em academia e distribuidora de bebidas em Vila Velha

O furto de energia pode provocar sobrecarga na rede elétrica com prejuízo para a população, que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas

O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (18), peritos da Polícia Civil e técnicos da EDP Escelsa encontraram uma fraude no medidor de energia elétrica em um local onde funciona uma academia de ginástica e distribuidora de bebidas em Vila Garrido, Vila Velha

Um funcionário foi levado para a delegacia para prestar depoimento, já que o responsável não estava no local. Além do processo criminal, o empresário também irá arcar, conforme a regra da Resolução Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo. 

Durante a inspeção, foi constatado que de toda energia consumida, só uma parte era paga pelo empresário. O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: "Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos e multa". 

O furto de energia pode provocar sobrecarga na rede elétrica com prejuízo para a população, que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas. E, ao contrário do que muitos imaginam, o furto de energia elétrica não traz perdas apenas para a Concessionária. 

Os maiores lesados são os próprios clientes. Como a tarifa abrange também as perdas elétricas, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede. 

Outro caso

Na última sexta-feira (13), técnicos da EDP Escelsa também encontraram uma ligação clandestina de energia no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, em Santa Leopoldina. O "gato" foi descoberto durante uma visita dos profissionais que, segundo a empresa, foi acompanhada também por representantes da prefeitura. 

Pontos moeda