Polícia

Alunos protestam contra fechamento de escola e professora acaba agredida em Mimoso do Sul

Um grupo de alunos impediu a entrada de professores e alunos na manhã da última quarta (18), colocando um cadeado no portão da escola. As turmas de ensino médio devem ser fechadas em dezembro

A manifestação, que deveria ser pacífica, se agravou quando uma professora foi agredida. Foto: Renata Mofati.

Revoltados com o anúncio do fechamento das turmas do ensino médio da Escola Elizabeth Nazário Laurentino, no distrito de São José das Torres, em Mimoso do Sul, um grupo de alunos impediu a entrada de professores e alunos na manhã da última quarta-feira (18), colocando um cadeado no portão da escola.

A manifestação, que deveria ser pacífica, se agravou quando uma professora foi agredida física e verbalmente pelo pai de um dos alunos. Outra funcionária da escola também foi agredida quando tentava acalmar a situação. Alguns moradores colocaram veículos obstruindo a entrada da escola. A Polícia Militar foi acionada pela Secretaria Municipal de Educação para controlar a situação.

De acordo com a Superintendência Estadual de Educação, que fica em Cachoeiro de Itapemirim, o ensino médio em São José das Torres será fechado no ano que vem porque apenas 80 alunos estão matriculados, não atingindo o mínimo estipulando e 150.

 “Os alunos só estão lutando pelo direito de ter a escola mais próxima da casa deles, pois não é fácil enfrentar um ônibus todos os dias para estudar na sede de Mimoso. Nós que trabalhamos lá sabemos o quanto é arriscada essa viagem todos os dias. Queremos tempo para correr atrás de mais alunos”, diz a professora Verônica Souza Ribeiro. 

Com a manifestação, nem mesmo as aulas do ensino municipal foram ministradas. A secretária de Educação do município, Nair Fernandes Coelho, pediu providências à Superintendência Estadual de Educação, em Cachoeiro, pois, segundo ela, os alunos da rede municipal já estão sendo prejudicados perdendo as aulas que antecedem as provas finais.

Os professores registraram a ocorrência da Delegacia Civil do município.

Por telefone, o subsecretário estadual Eduardo Malini informou que a Secretaria Estadual de Educação (Sedu) realizou na última segunda (16) uma reunião anunciando a decisão do encerramento das atividades em dezembro deste ano. Atualmente, o número é de 80 alunos, porém no ano que vem a previsão é de reduzir para 25 alunos, o que levou a Sedu à decisão final de removê-los para uma escola que fica na Sede de Mimoso do Sul, a Escola Estadual Monsenhor Elias Tomasi, que oferece mais de 500 novas vagas para 2016 e possui amplo espaço físico. De acordo com o subsecretário, os alunos poderão contar com o transporte escolar gratuito para estudar na nova escola.

Pontos moeda