Polícia

Descarga livre em motocicletas está na mira da Operação Verão do litoral Sul do Estado

A “descarga livre” ou “cano torbal”, fazem estrondoso barulho. A PM adverte que motociclistas que insistirem na prática enfrentarão sérios problemas com a Justiça

A “descarga livre” ou “cano torbal”, quando colocados nas motocicletas fazem um estrondoso barulho. Foto: Divulgação

Uma prática que vem se tornando cada vez mais comum e incomodando o sossego alheio é a utilização de barulhentos canos de escape em motocicletas. Os equipamentos, conhecidos também como “descarga livre” ou “cano torbal”, quando colocados nas motocicletas fazem um estrondoso barulho incomodando a população que se sente impotente diante da prática abusiva.

Com a "Operação Verão", a Polícia Militar avisa que serão intensificadas as fiscalizações para diminuir a quantidade de motocicletas com este tipo de acessório. Isso porque as reclamações são constantes.

Militares explicam que mesmo sendo previsto em Lei que para se adulterar um veículo é preciso de autorização expressa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), muitos motociclistas insistem em andar na clandestinidade e acabam sendo obrigados a enfrentar sérios problemas com a polícia.

A Polícia pede para que denunciem práticas deste tipo, para que ela possa agir e proteger a sociedade.

A lei

Perturbar o trabalho ou o sossego alheio é contravenção penal prevista no artigo 42 da Lei nº 3.688, de 3 de outubro de 1941, que prevê pena de prisão simples de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses ou multa para quem cometer o ato.

Um Toyota Corolla com placa do Estado de São Paulo foi apreendido com documentação irregular. Foto: Divulgação/PM

Outras infrações

Em Presidente Kennedy, a Operação Verão está intensificada e na tarde desta segunda-feira (14) os policiais Brandão, Nogueira e Beltrame realizaram um cerco a veículos com documentação irregular.

Dentre os carros abordados, estava um veículo com placas de São Paulo. O carro estava com o licenciamento atrasado desde 2012 e foi encaminhado para o pátio credenciado do Detran em Itapemirim, onde permanecerá até a regularização dos documentos.

Pontos moeda