Polícia

Homem é preso suspeito de abusar sexualmente de casal de irmãos na Serra

Segundo a polícia, Ronaldo Peters Felberg realizava reparos no prédio onde as crianças, de 7 e 11 anos, moravam e usava uma chave reserva para ter acesso à residência

Suspeito foi detido na Serra por policiais da DPCA Foto: TV Vitória

Um homem de 41 anos foi preso na Serra, suspeito de abusar sexualmente de um casal de irmãos, aproveitando-se da ausência dos pais das crianças em casa. Ronaldo Peters Felberg, de 41 anos, foi detido por policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), na tarde desta terça-feira (16).

Os abusos teriam ocorrido entre os meses de julho a setembro deste ano, quando foram descobertos. As vítimas, um menino de 7 anos e uma menina de 11, moravam com os pais em um apartamento alugado na Serra. Na parte de baixo do imóvel funcionava o estabelecimento comercial do pai das crianças, onde ele e a esposa passavam parte da tarde, deixando os dois irmãos sozinhos em casa.

De acordo com o titular da DPCA, delegado Lorenzo Pazolini, responsável pelas investigações, o acusado é filho do proprietário do imóvel onde a família morava e usava uma chave reserva para ter acesso à residência.

"O suspeito ajudava na conservação do imóvel. Ele se utilizava do subterfúgio de que iria realizar reparos na caixa d'água e usava a chave reserva para entrar na casa e cometer os abusos. Ele sabia exatamente os horários em que as crianças ficavam sozinhas em casa e se aproveitava disso", disse o delegado.

Ainda segundo Pazolini, os laudos periciais comprovaram que o menino foi vítima de estupro. Com relação à irmã, a polícia acredita que o acusado cometia atos libidinosos contra ela. De acordo com o delegado, foi a menina quem denunciou os abusos à família, que procurou a polícia no dia 19 de setembro.

"A menina flagrou o suspeito estuprando o irmão e contou para a mãe. E os exames constataram que o menino realmente sofreu o coito anal. A Justiça expediu um mandado de prisão ao suspeito e ontem à tarde conseguimos chegar até ele. Fizemos o monitoramento e o abordamos no meio da rua", contou Pazolini.

Ronaldo foi indiciado por dois estupros de vulnerável e encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Viana. Já a família, segundo o delegado, se mudou de residência assim que foram confirmados os abusos. "As crianças estão recebendo todo o atendimento psicológico necessário e acredito que vão conseguir superar esse trauma", destacou.

Balanço 2015

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) divulgou um balanço das operações realizadas pela unidade durante este ano. Segundo Lorenzo Pazolini, em 2015 houve um aumento de 60% no número de inquéritos concluídos pela delegacia, em relação ao ano passado. No entanto, o delegado ressalta que o número de casos de abusos sexuais permaneceu no mesmo patamar.

Ao todo, a DPCA concluiu 1.050 inquéritos policiais. Desse total, 85% se refere a casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, o tipo de crime com maior número de casos apurados pela delegacia.

Como resultado desses inquéritos concluídos, 70 pessoas foram presas. Além disso, 824 termos circunstanciados foram lavrados ao longo do ano.

Pontos moeda