Polícia

Operação da polícia e Exército apreende grande quantidade de explosivos no interior do Espírito Santo

A ação, que teve início no dia 15 e terminou nesta segunda, resultou na prisão de três empresários, suspeitos de venderem produtos sem documentação

Explosivos foram apreendidos em empresas localizadas no interior do Estado Foto: Divulgação

Uma operação do Exército e do Núcleo de Repressão e Combate às Organizações Criminosas e Corrupção (Nuroc) apreendeu uma grande quantidade de explosivos no interior do Espírito Santo. A ação, que teve início na terça-feira (15) da semana passada e terminou nesta segunda (21), resultou na prisão de três empresários, suspeitos de venderem produtos sem a documentação necessária.

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), ao longo da operação foram apreendidos 5.375 metros de cordel detonante, 65 kg de pólvora negra, 438 kg de um explosivo granulado conhecido como ANFO, 357 espoletados, 25 kg de dinamite e 116 kg de explosivo granulado. Para a operação, foi montada uma base em Cachoeiro de Itapemirim, onde os trabalhos tiveram início.

Das nove empresas fiscalizadas, três apresentaram irregularidades. Segundo a polícia, elas estão situadas nas cidades de Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante e Iconha. Os responsáveis foram autuados em flagrante por posse de artefato explosivo sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.

Ainda de acordo com a Sesp, a operação teve como foco a fiscalização e o controle quanto à produção, armazenamento, comercialização, transporte e utilização de explosivos e produtos correlatos. Segundo a secretaria, a ação conjunta fez parte das medidas preparatórias para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 e teve como objetivo contribuir para a segurança da população.

Além da retirada do material ilícito de circulação, a operação buscou desenvolver capacidades e incrementar a sinergia entre os trabalhos realizados pelo Exército Brasileiro e Nuroc, frisou a Sesp.

Pontos moeda