Polícia

Adolescente se entrega à polícia e confessa ter matado policial paulista em Guarapari

O menor, de 17 anos, era o último suspeito de participação no crime que ainda era procurado pela polícia. Adailton Xavier de Menezes foi morto a tiros após tentar evitar um assalto em Setiba

Menor se apresentou à polícia e confessou ter matado o PM Foto: TV Vitória

Um adolescente de 17 anos se entregou à polícia nesta segunda-feira (11) e confessou ter matado o policial militar de São Paulo, Adailton Xavier de Menezes, 51 anos, no último dia 3, na Praia de Setiba, em Guarapari. O menor era o último suspeito de participação no crime que ainda era procurado pela polícia. 

Outros três acusados de envolvimento no homicídio já haviam sido detidos na última segunda-feira (04): Diego Santos e Rodolfo Rodrigues, ambos de 20 anos, além de um outro adolescente.

De acordo com o delegado Daniel Belchior, responsável pelas investigações, o menor apreendido nesta segunda se apresentou à polícia, acompanhado de uma advogada, e demonstrou arrependimento. Segundo o delegado, o rapaz explicou como tudo aconteceu e confessou ter atirado na vítima. 

"Ele foi um dos executores do crime, junto com o outro adolescente. Com relação aos outros participantes, cada um tem sua função dentro da dinâmica da atividade criminosa", explicou Belchior.

Adailton foi morto na orla de Setiba, em Guarapari, após tentar evitar um assalto a um banhista Foto: Leitor | WhatsApp Folha Vitória

Para a imprensa, o adolescente admitiu que pretendia cometer um assalto, mas negou a intenção de matar o PM. "Eu 'tava' andando na praia, avistei o cordão, peguei e corri. Quando cheguei mais pra frente tinha uma galera gritando 'pega ladrão, pega ladrão' e aí veio todo mundo. Esse policial pulou em cima de mim e eu dei um tiro pra cima. Como ele não queria me soltar, tive que atirar nele", explicou.

Alegando estar arrependido, ele pede desculpas à família do policial, mas disse que precisava se defender. "Só fiz isso mesmo porque eu ia ser linxado. Ele me segurou, queria me agredir e eu me defendi. Agora vou pagar pelo que fiz", lamentou.

A Polícia Civil ainda está à procura da arma que o adolescente disse que usou para cometer o crime, um revólver calibre 32. O menor alegou que comprou a arma pelo valor de R$ 1 mil, usando o dinheiro da venda de uma moto, que ele disse ter comprado após um ano e meio de trabalho. De acordo com a polícia, o suspeito será internado para uma unidade socioeducativa.

O crime

Adailton Xavier de Menezes era de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e passava as férias em Guarapari. No último dia 3, ele estava em Setiba com a esposa e amigos, quando presenciou um assalto no início da orla. 

O PM interveio na situação, entrou em luta corporal com o criminoso e acabou baleado. O tiro atingiu o coração da vítima, que morreu no local. O corpo do policial foi levado para a cidade paulista, onde foi sepultado.

Pontos moeda