Polícia

Violência aumenta no litoral Sul do ES durante o verão, avalia delegado

Geraldo Peçanha, delegado de Piúma, registrou três ocorrências graves no último final de semana em um espaço de menos de 12 horas. Ele teme pelo Carnaval, quando o fluxo de turistas aumenta

O delegado teme um maior índice de casos de violência nos dias de Carnaval. Foto: Divulgação/PC

A onda de violência no balneário de Piúma, no Sul do Estado, teve considerável aumento neste mês de janeiro. Quem afirma é o delegado da cidade, Geraldo Peçanha, que atendeu a três ocorrências graves, no último final de semana, em um espaço de menos de 12 horas.

Peçanha comparou as ocorrências de Piúma com a cidade vizinha, Anchieta, onde, por sete dias, cobriu a licença do delegado titular daquela comarca, Milton Sabino. “Em Anchieta não atendi a nenhuma ocorrência relacionada a qualquer ato de violência. Já em Piúma, os inúmeros casos assustam”, relatou.

O delegado teme um maior índice de casos de violência nos dias de Carnaval, quando o fluxo de turistas aumenta ainda mais no balneário.

O comerciante Anthonio Magalhães, que foi agredido por dois homens no último domingo (24) quando fechava seu restaurante. Ele acredita que o motivo de tanta violência é a programação de shows em palcos e trios elétricos que ocupam as praias por muitas horas, oportunizando um consumo maior de álcool e, consequentemente, gerando mais violência.

“Observamos que as demais praias do Sul do Estado são frequentadas por turistas que objetivam descansar, enquanto Piúma virou point de aglomeração, som alto e muita baderna”, diz Anthonio que, depois do atentado que sofreu no domingo (24), pensa em retornar para o Rio de Janeiro, deixando seus investimentos para trás.

Sobre o caso de agressão ao comerciante, o delegado Geraldo Peçanha, que apura o caso, adianta que já identificou os autores, mas guarda suas identidades, porque investiga a participação da dupla em outros crimes de violência no balneário.

Somente no último final de semana, além da tentativa contra o comerciante, foram registradas mais duas tentativas de homicídio, sendo uma delas contra um jovem de Jerônimo Monteiro, no final da tarde de domingo (24), e contra um vereador da cidade, que saía de um evento cultural quando foi atingido por golpes de faca.

Pontos moeda