Polícia

Preso homem apontado como chefe do tráfico de drogas no morro de São Benedito

De acordo com a polícia, pelo menos cinco assassinatos cometidos pelo suspeito, na capital capixaba, aconteceram antes mesmo que ele completasse 18 anos

Vaninho foi preso na manhã desta quarta-feira na casa dele, em São Benedito Foto: TV Vitória

A polícia prendeu, nesta quarta-feira (03), o homem apontado como chefe do tráfico de drogas dos morros São Benedito e Alto Itararé, que fazem parte do Complexo da Penha, em Vitória. Segundo as investigações, Geovani de Andrade Bento, o "Vaninho", de 20 anos, responde por cinco homicídios, somente em Vitória, e também é investigado por outros crimes.

De acordo com a polícia, os assassinatos cometidos pelo suspeito na capital aconteceram antes mesmo que ele completasse 18 anos. Segundo o titular da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Vitória, delegado Paulo Expedicto Amaral, Vaninho também é suspeito de participar de uma tripla tentativa de homicídio e um assassinato, no interior de Aracruz, norte do Estado, em dezembro do ano passado.

"Mesmo antes de completar 18 anos e mesmo antes de praticar homicídios, ele já era conhecido no meio policial. Ele já havia sido preso por fato análogo ao tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e por tentativa de homicídio contra policiais militares. Durante todo o ano de 2012 foram registrados pelo menos cinco homicídios nos quais ele é investigado. Três deles já foram concluídos por nós", destacou Paulo Expedicto.

O rapaz foi detido na manhã desta quarta-feira, na casa onde morava com mulher e filha, em São Benedito. "O Geovani era o principal traficante hoje em atuação em São Benedito e adjacências. Ele foi preso hoje em uma operação deflagrada às 7 horas, pela Delegacia de Crimes Contra a Vida de Vitória. Com a prisão dele, a gente espera que testemunhas que ainda não compareceram aqui, por medo dele e da facção, compareçam para que nós possamos esclarecer mais dois desses homicídios em que ele é suspeito", ressaltou o delegado.

A DCCV de Vitória investiga o paradeiro de Geovani há cerca de três anos, desde que ele fugiu de uma unidade de internação socioeducativa. Segundo a polícia, o suspeito é irmão de João de Andrade, o "Joãozinho da Doze", apontado como ex-chefe do tráfico de drogas do Morro São Benedito e que está preso desde 2011.

No celular de Vaninho os policiais constataram trocas de mensagens do suspeito com pessoas que pareciam dar cobertura a ele. Em um dos textos, o rapaz teria pedido para os comparsas observarem a presença de policiais na região, chamados por eles de "Botas". Vaninho também conversa com eles sobre a entrega de mercadorias.

De acordo com o titular da DCCV de Vitória, o acusado não havia retornado para o presídio, após receber o benefício da saída temporária. Além disso, mudava de endereço constantemente, para dificultar sua localização.

"Pelo fato dele já ter, em seu desfavor, três mandados de busca e apreensão por fato análogo a homicídio e, durante uma das saidinhas, não ter retornado ao presídio, ele vivia literalmente na marginalidade. Ele trocava de casa a cada 20 ou 30 dias. Estava sempre mudando de endereço para dificultar o trabalho da polícia", frisou Paulo Expedicto.

Segundo Paulo Expedicto, Geovani confessou um dos homicídios, ocorrido em 2011. No entanto, para a equipe de reportagem da TV Vitória/Record, o suspeito negou todas as acusações. "Quem tem boca fala o que quer. Quero ver provar. Se falarem que eu sou o presidente do mundo, eu sou também. A imaginação é de vocês, vocês falam o que vocês quiserem", ironizou.

Além de já possuir mandados de prisão em aberto, Vaninho foi autuado por tráfico de drogas e interceptação de um notebook roubado, que foi encontrado na casa dele.

Pontos moeda