Polícia

Suspeito de roubo se passa por pedreiro para assaltar casa em Vila Velha

Segundo a polícia, Etevaldo Oliveira dos Santos se ofereceu para trabalhar na reforma de uma residência e anunciou o assalto. No entanto, foi surpreendido com a chegada do marmitex da vítima

Etevaldo ainda tentou fugir, mas foi detido e levado para a Delegacia Regional de Vila Velha Foto: TV Vitória

Um homem foi preso nesta sexta-feira (12), acusado de se passar por trabalhador da construção civil para assaltar uma residência no bairro Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha. Etevaldo Oliveira dos Santos, de 37 anos, teria se oferecido para trabalhar na reforma da casa de um corretor de seguro, de 32, e se aproveitado da situação para cometer o crime. 

Segundo a polícia, o suspeito chegou ao local, por volta do meio-dia, com roupas de profissional da construção civil, pedindo emprego. Após a vítima abrir o portão para Etevaldo entrar e fazer um orçamento, o acusado teria fingido estar armado e anunciado o assalto.

"Chegou e pediu para fazer um orçamento para pintar. Eu achei que alguém tinha pedido para ele ir fazer o serviço e abri a grade para ele entrar. Ele entrou e anunciou o assalto. Fez sinal de que estava com uma arma na cintura e mandou eu ficar quieto, deitado no chão", contou a vítima.

A vítima disse também que o suspeito chegou a colocar, em uma caixa, notebook, celular e outros objetos que seriam roubados. No entanto, para sorte do corretor, o almoço que ele havia encomendado pouco antes chegou exatamente na hora do assalto.

"A campainha da escada tocou e era meu marmitex chegando. Ele [o assaltante] ficou meio apavorado e pegou uma faca. Daí eu pensei: 'se ele veio com uma faca é porque não está armado'. Na hora que eu percebi a distração dele, corri e pulei por uma janela quebrada que tem nos fundos. Caí no imóvel de baixo e avisei para o pessoal que mora lá", disse.

A polícia foi acionada, mas Etevaldo conseguiu sair da casa, localizada na avenida Carlos Lindenberg. Uma testemunha viu quando o suspeito deixou o local, correu por uma rua e se escondeu em uma garagem.

O criminoso foi detido por moradores e funcionários da garagem, até a chegada da polícia. No momento em que foi encontrado, Etevaldo já havia trocado de roupa, que ficou toda rasgada com a ação dos populares.

O suspeito foi levado para a Delegacia Regional de Vila Velha. À polícia, Etevaldo contou que é baiano, mas vive no Espírito Santo há mais de 20 anos. Disse também que precisa sustentar sua família e que tentou roubar porque estaria desempregado.

"Mais de um ano já que eu estou desempregado e tenho dois filhos. Inclusive tem um que tem quatro meses. Eu vendia salgado na rua, mas roubaram todas as minhas mercadorias e eu fiquei sem nada", lamentou.

O acusado, no entanto, afirmou que está arrependido e que não pretende mais cometer crimes. "A pessoa que comete esse tipo de delito tem que ir para a cadeia mesmo, porque eu acho que isso não é atitude certa. Eu agi desse jeito, mas eu fiz errado. Não pretendo fazer mais isso", garantiu.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi autuado por roubo qualificado, pelo emprego de arma, e encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.

Pontos moeda