Polícia

Suspeitos de assaltarem pedágio em Guarapari são acusados de homicídio em Viana

De acordo com o titular da DCCV do município, acusados espancaram, torturaram e queimaram a vítima em uma área de turfa, antes de a assassinarem, no ano passado

Trio é acusado de assaltar pedágio da BR-101 em Guarapari Foto: ​TV Vitória

A polícia prendeu nesta quinta-feira (18), em Viana, dois suspeitos de participação no assalto à praça de pedágio da BR-101, em Guarapari, ocorrido no início de janeiro. Um terceiro envolvido no crime já havia sido preso, na terça-feira (16), no mesmo município. 

De acordo com a polícia, foi por meio de Roniele Oliveira Gomes que os outros dois acusados, Gabriel Haese Dupke e Weliton Alves do Espírito Santo foram localizados. Um quarto envolvido no crime, um adolescente, continua foragido.

"A investigação iniciou-se cerca de um mês atrás e, a princípio, seriam apenas três suspeitos. Mas, com o decorrer das investigações, identificamos um quarto elemento, que é um adolescente. Eles negaram todos os fatos, apesar de todas as evidências a favor da investigações e da ação penal posterior. São criminosos que já possuem diversas passagens pela polícia e têm toda uma 'expertise' em lidar em situações como essa", destacou o delegado Daniel Belchior, responsável pela investigação do roubo.

No entanto, após chegar aos suspeitos, a polícia descobriu que dois deles têm participação em um assassinato ocorrido em Viana, no ano passado, e já vinham sendo procurados pela Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) do município. De acordo com a polícia, Warley Ribeiro Costa foi morto com requintes de crueldade e teve o corpo encontrado em 25 de maio do ano passado, em Viana-Sede. 

Segundo o titular da DCCV, delegado Arthur Bogoni, ele foi torturado com amigos, em uma área de turfa, antes de morrer. A polícia procura outros suspeitos de envolvimento nesse crime.

DCCV de Viana ainda procura quatro suspeitos de envolvimento no assassinato Foto: ​Reprodução

"Esses dois elementos, junto com outros sete, praticaram um homicídio, em que eles retiraram a vítima da casa onde ela se encontrava e levaram a vítima e alguns amigos para uma área de turfa. Em seguida, eles queimaram a vítima e seu amigos nessa turfa, espancaram e torturaram essas pessoas e, no final, atiraram na vítima", contou o delegado. 

De acordo com Bogoni, quatro envolvidos nesse homicídio continuam foragidos. Entre eles, segundo o delegado, está o líder do grupo, Gabriel Ramos Oliveira, conhecido como "Mister Bean". Segundo a polícia, o suspeito tem levado uma vida de ostentação na Praia da Costa, em Vila Velha, onde já teria sido visto dirigindo um carro importado.

Os outros que também estão com mandado de prisão em aberto são Matheus Henrique dos Santos, conhecido como "Tiquin da Santa", David Edson da Silva e Maick Santana Pereira.

"O inquérito já foi concluído e os nove autores estão com a prisão preventiva decretada pela Justiça. Cinco já estão presos e nós ainda estamos procurando quatro dos autores, que ainda estão foragidos, principalmente o líder da quadrilha, que é conhecido como 'Mister Bean'. Este atualmente é o indivíduo mais procurado pela Delegacia de Crimes Contra a Vida de Viana", destacou Bogoni.

Quem tiver qualquer informação que ajude a polícia a localizar os suspeitos deve entrar em contato com o disque-denúncia, pelo telefone 181. Não é preciso se identificar.

Operação

As prisões realizadas nesta quinta-feira ocorreram durante uma operação conjunta da Delegacia Patrimonial de Guarapari, Delegacia de Crimes Contra a Vida de Viana e Polícia Rodoviária Federal (PRF), que cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão. Durante a ação também foram apreendidos 500 gramas de maconha.

Segundo a polícia, Weliton Alves deveria estar utilizando uma tornozeleira eletrônica, por determinação da Justiça. No entanto, no momento da prisão, ele não estaria com o dispositivo.

Pontos moeda